O INICIOO Clube centenário Náutico Capibaribe é o mais antigo dos clubes pernambucanos. A equipe foi fundada como clube de remo, por isso chama-se Náutico. No primeiro ano do século os recifenses reuniram-se para comemorar a vitória dos legalistas sobre os rebeldes de Antônio Conselheiro. Entre as festividades, foi programada uma disputa náutica. Poucos meses depois os "atletas" decidiram fundar um clube para esportes náuticos, chamado a princípio de Recreio Fluvial, mas não oficial. Este clube passou por uma grande interna de associados e acabou se dissolvendo para dar origem ao Náutico.
Sobre os fundadores do Náutico, Primeira Diretoria e sede, o Jornal Pequeno, de 10.04.1926, deu a seguinte notícia (mantemos a grafia da época):
Com a sua organização definitiva, effectivada a 7 de abril de 1901, por iniciativa dos srs. A. Osmundsen, Rodolpho Lima, Adolpho Monteiro, Claudio Brotherood, José de Freitas Lins, Arnulpho Lins e Silva, João Magalhães, Horacio Moreira, Candido M. Neves, Abel Guedes Pereira, Ernesto Nascimento, Ernesto Pereira Carneiro, Hermann Ledebour, Paulino Caldas e Romulo Maia, foi o "Club Náutico Capibaribe", dirigido por aclamação até 12 de maio do mesmo anno, pelo sr. Antonio Dias Ferreira.
A sua primeira eleição realisou-se naquella data, tendo sido a primeira directoria assim organisada:
Presidente - João Victor da Cruz Alfarra. vice-dito - A. Ommundsen, 1° secretario - Piragibe Hagine, 2° dito - Hermann Ledebour, thesoureiro - Osvaldo Gusmão, orador - Rodolpho Lima, director de regatas - Antonio Dias Ferreira.
Por essa época funccionava o "Náutico" no 1° andar do predio n. 1, no caes da Companhia Pernambucana, de onde pouco depois transportou-se para uma dependencia do predio onde funccionava o arino Pernambucano, pelo aluguel mensal de 50$000.
O FUTEBOL
Com o surgimento do futebol na capital pernambucana, o Clube Náutico Capibaribe, onde havia modalidades aquáticas e terrestres, formou seu primeiro time. Os primeiros futebolistas começaram a jogar em 1906 e a equipe era completamente formada por ingleses. Mas o clube adere ao futebol definitivamente apenas em 1909, quando faz seu primeiro jogo frente ao Sport. O dia era 25 de julho, e o alvirrubro venceu por 3 a 1. Este é o
terceiro clássico mais antigo do futebol brasileiro, chamado de Clássico dos Clássicos.
Em 1915 foi criada a Liga Esportiva Pernambucana, mas o Náutico começou sua participação no campeonato um ano depois, em 1916. O primeiro título dos alvirrubros só veio dezoito anos depois, em 1934. A segunda conquista aconteceu em 39. Na época, brilharam os incríveis irmãos Carvalheira.

Diretoria do Náutico em 1919, divulgado pelo Vida Sportiva, de 26.11.1919.
ANOS 30A era profissional do futebol alvirrubro, por sua vez, veio na década de 1930. Em 1934, o clube conquistou o primeiro dos seus mais de 20 títulos pernambucanos, vencendo os rivais Sport e Santa Cruz, por 8 a 1 e 2 a 1, respectivamente, nos últimos jogos do torneio estadual. Dois anos depois, o Náutico adquiriu o terreno em que construiu o Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Aflitos (bairro onde se localiza).
A DÉCADA DE 60No início dos anos 60 o Náutico sobrou em Pernambuco. A equipe foi hexacampeã sem adversários no Estado. O time era tão bom que os jogadores foram chamados de "Os Intocáveis". Até hoje nenhum outro time pernambucano conseguiu repetir a façanha dos alvirrubros. Não era para menos. Craques como Bita, Lala, Elói e Nado eram praticamente deuses da torcida. O Náutico chegou às semifinais da Copa Brasil em 67, derrotando o Santos de Pelé e cia. em plena Vila Belmiro. Os alvirrubros não só venceram como golearam o Peixe por 5 a 3. A equipe jogava por musica. Conquistou ainda o tri-campeonato da Copa Norte da Taça Brasil de 1965 a 1967; foi vice-campeão da Taça Brasil em 1967 e campeão estadual invicto em 1964 e 1967. Em 1966, venceu o Sport Recife na final do estadual por sonoros 5 a 1. A maior goleada registrada em uma final pernambucana. Confira
Supertime do Náutico na Década de 60.
AS DÉCADAS DE 70/80/90Nos anos 70 o clube enfrentou várias dificuldades e conseguiu vencer apenas o estadual de 1974.

Na década de 80 o Náutico conseguiu armar um bom time. Atuavam pelo alvirrubro Porto, Lupercínio, o volante Lourival e o artilheiro Baiano (foto). Este último, aliás, é dono de uma marca histórica no Pernambucano, marcando 40 gols no campeonato de 1983 e repetindo a mesma marca no campeonato de 1984. Em 1989, com mais um artilheiro na equipe, o folclórico Bizu, o Náutico conquistou o estadual.
Em 1993 o Náutico disputou a Primeira Divisão Nacional e foi rebaixado. Em 1998 o clube entrou em grave crise financeira e caiu para Série C.
100 ANOS DE HISTÓRIAPrimeiro clube pernambucano a disputar jogos no exterior.
Primeiro clube do estado a disputar uma competição Internacional - a Taça Libertadores de 1968.
Primeiro clube pernambucano a disputar o Torneio Robertão - 1968
Vice campeão da Taça Brasil de 1967, jogando no Maracanã perdeu de 2 a 0 a final para o Palmeiras.
Disputou por 24 vezes o Campeonato Nacional da Série A: de 1972 a 1986, 1989 a 1994, e de 2007 a 2009 - sua melhor colocação foi um sexto lugar no ano de 1984.
Neneca, goleiro do clube em 1974, é o
recordista mundial em ficar mais tempo
sem tomar gols - 1636 minutos.Tará é o jogador que mais fez gols em uma única partida jogando pelo clube. Foram 09 gols em 1945 pelo campeonato pernambucano, na vitória por 21 a 3 contra o extinto Flamengo »
veja como foi a partida.
Os maiores artilheiros da historia do clube são - Bita 221 , Fernando Carvalheira 185 e Baiano com 181 gols.
O PRIMEIRO TITULO - Campeonato Pernambucano de 1934Este foi o ano que deu inicio a uma trajetória de conquistas do Nautico.
Foi um titulo sofrido, o clube dependia de um tropeço do Santa Cruz para igualar o campeonato, e ele veio, o Santa perdeu na penúltima rodada para o America. Na ultima rodada, ambos venceram e terminaram iguais na pontuação e foi marcado um jogo extra. Depois de dois tropeços contra o Santa Cruz, no jogo decisivo, deu Náutico 2 a 1.
A Campanha: 4x3 e 6x1 Encruzilhada; 7x3 e 3x2 Iris; 7x2 e 5x2 Torre; 4x2 e 1x3 Flamengo; 2x2 e 8x1 Sport; 3x1 e 3x2 America e 0x2, 0x2 e 2x1 (no jogo desempate) Santa Cruz.
Mascote TIMBUIdealizado por um grupo de jovens em meados dos anos 30.
O Timbu, mascote adotado pelo clube, tornou-se conhecido nacionalmente na década de 1960. E não foi à toa. A equipe conquistou seis campeonatos pernambucanos consecutivos, de 1963 a 1968. Quase cinquenta anos depois, a marca continua sendo uma exclusividade do Náutico no estado de Pernambuco e jogadores como Bita, Nino, Nado, Lala, Gena, Ivan Brondi e Salomão, ídolos da torcida alvirrubra.
NOTA: Em 2013, o time profissional deixou de atuar no estádio dos Aflitos, passando a mandar seus jogos na Itaipava Arena Pernambuco, situada no município de São Lourenço da Mata. A sede, no entanto, continua recebendo treinamentos e competições de outras modalidades, além de eventos sociais.