Arquivo
   Especiais
   + Futebol
Asociación Paraguaya de Fútbol Asociación Paraguaya de Fútbol
Fundada em 18 de julho de 1906
Endereço: Estadio Defensores del Chaco - Calle Mayor
Martinez, 1393 - Asuncion/PAR
Filiação Fifa: 1921 - Filiação CSF: 1921
Site oficial: www.apf.org.py
  1ª Divisão     |     História     |     Diversos                                  + NACIONAIS
História do Futebol Paraguaio
O Futebol no Paraguai

O futebol entrou no país pelas mãos do holandêss William Paats no ano de 1897. Paats era professor de educação física da Escola Normal de Assunção, e trouxe na bagagem a primeira bola de futebol, da marca Mac Gregor, e divulgou o jogo entre os seus alunos. Dois anos depois, na Plaza de Armas, começram a ser disputadas as primeiras partidas informais.

O Club Olimpia, de Assunção, foi fundado em 25 de julho de 1902 por Paats e um grupo de amigos, e é o clube mais antigo do país, que teve que esperar a fundação do Guarani, por iniciativa do Dr. Rogelio Livieres, em 1903, para a realização da primeira partida "oficial" que aconteceria no dia 25 de novembro daquele ano. O jogo foi realizado na Quinta de Caballero e terminou com a vitória do Guarani por 1 a 0. As partidas entre as duas equipes é conhecido hoje como "O velho clássico".

Em 1907 foi fundado o club Presidente Hayes - o nome foi uma homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Rutherford Hayes - que tornou-se, em 1911, o primeiro campeão da Divisão de Acesso.

Em 18 de julho de 1906, por iniciativa do jornalista Adolfo Riquelme, foi fundada a Liga Paraguaya de Fútbol. Olimpia, Guarani, Nacional, General Diaz, Primeiro de Mayo e Libertad foram os fundadores e participaram do primeiro campeonato nacional.

Um racha entre os clubes deu origem à Liga Centenário que dividiu o futebol do país até 1917. Com o consenso entre os clubes, a Liga Paraguaya inaugurou seu próprio estádio, no Bairro de Puerto Sajonia, na partida final do campeonato.

A primeira partida de caráter internacional foi jogada em Assunção no ano de 1911, quando uma seleção de Salto (Uruguai) enfrentou um combinado de jogadores paraguaios no campo do Guarani. Neste jogo, a equipe visitante venceu por 6 a 0.

O Paraguai filiou-se à Fifa e a Conmebol no ano de 1921.

Suas maiores figuras através dos tempos são Arsenio Erico e José Luis Chilavert, curiosamente, ambos triunfaram no futebol Argentino.
Arsenio Erico foi jogador do Independiente nos anos de 30 e 40, sendo o maior goleador da historia dos campeonatos da Argentina.
Já Chilavert, durante os anos 90, revolucionou para sempre a posição de goleiro.
Share |
Fonte: Arquivo Campeões do Futebol e www.apf.org.py
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva
Página adicionada em março/2007 - atualizada em 22/Março/2009.
  1ª Divisão     |     História     |     Diversos                                  + NACIONAIS
Pesquisa personalizada
Shopping Campeões do Futebol
A Unificaçao dos Titulos Brasileiros - Laércio Becker
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador