Historia do Botafogo

Neste ano, três clubes brasileiros disputam a Copa Libertadores. Esta competição é considerada o equivalente sul-americano da Liga dos Campeões. Mas a que se deve esse sucesso? Bem, simplesmente com meios financeiros bastante substanciais e um receptáculo inesgotável de talento. De fato, no Brasil, novos talentos são descobertos a cada ano e eles vêm para fortalecer os clubes do país. O Brasil é um lindo país do futebol e não deve isso a ninguém.

3 clubes do mesmo país na Copa Libertadores: uma estreia em muito tempo

A Copa Libertadores foi criada em 1960 e é a primeira vez desde aquela data que 3 clubes do mesmo país se convidam para as quartas de final da competição. Em 1966, os clubes argentinos Independiente, Boca Juniors e River Plate participaram da fase final da competição. Mas, naquela época, foi disputado em partidas da primeira fase e não foi um nocaute.

As semifinais da competição começaram na terça-feira, 21 de setembro de 2021. A primeira partida que ofereceu um football jackpot tanzania era um choque 100% brasileiro e opôs o Atlético Mineiro de Diego Costa e Hulk ao atual campeão Palmeiras. A partida terminou com um placar de paridade. As duas equipes, portanto, marcaram um encontro para o jogo de volta.

A segunda partida das semifinais colocou o Guayaquil do Barcelona contra o Flamengo, campeão da edição 2019. A partida terminou com uma vitória por 2 a 0 para o clube brasileiro.

Há boas chances de a final deste ano ser 100% brasileira como a edição do ano passado.

Um sucesso explicado por repatriados de renome

Segundo as palavras de Lucas Paquetá, jogador da Seleçao, o futebol brasileiro está em pleno desenvolvimento, com grandes jogadores voltando gradualmente ao redil. O campeonato viu nesta temporada o regresso de vários grandes jogadores como o Hulk, Diego Costa, que, recorde-se, é brasileiro de nascença, Douglas Costa ou David Luiz. Todos ex-jogadores da seleção com salários altos demais para clubes de outros países.

O principal motivo do abismo financeiro entre os clubes brasileiros e os demais clubes sul-americanos é o diferencial de receita com os direitos televisivos. Por exemplo, em 2019, as equipes da primeira divisão brasileira arrecadaram 253 milhões de dólares em direitos televisivos contra apenas 91 milhões das seleções argentinas.

Nos últimos 10 anos, os brasileiros gastaram quase US $ 1 bilhão no mercado de transferências. O que é quase o dobro do valor que os argentinos gastam no mercado. Lembre-se, porém, que a Argentina tem 25 títulos contra 20 do Brasil.

Um círculo que os beneficia

A maioria das seleções brasileiras está muito endividada, mas podem se dar ao luxo de recrutar jovens talentos de outros países e vendê-los por muito mais. Lembre-se que o país tem uma população estimada em 213 milhões. Portanto, há muito o que fazer em termos de jovens talentos. O Brasil é o país com mais players externos, segundo estudo, com 1.300 produtos.


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 05/Outubro/2021.