CRAC é a abreviatura de Clube Recreativo e Atlético Catalano, da cidade de Catalão.
O Anápolis FC já foi (super) campeão com o nome União Operária em 1947.
A Federação reconhece como campeões estaduais os times que venceram o campeonato citadino de Goiânia a partir de 1944. Antes disso, porém, foram feitas algumas experiências.
Na p. 36 de seu livro “Arquivos do futebol goiano”, João Batista Alves Filho afirma que um time formado em Catalão é considerado “campeão extra-oficial” de 1923 por ter derrotado outro de Anápolis. Mas não informa se é o Catalão FC ou alguma seleção local. Idem quanto ao adversário.
Em 1938 e 1939, Atlético e Corinthians Goiano (que mudou de nome para Goiânia EC) disputaram extra-oficialmente a hegemonia do futebol goianiense.
Em 1940 e 1943, campeonatos com cinco times da capital foram disputados. O primeiro foi conquistado pelo Goiânia e o segundo foi interrompido.
De 1944 a 1961, os campeonatos reconhecidos pela Federação eram amadores e disputados majoritariamente por times da capital. A partir de 1962, são de futebol profissional e com maior participação de times do interior.
Em 1947, ocorreu um tira-teima entre o campeão da capital e o do interior (União Operária, que depois mudou de nome para Anápolis), semelhante à
Taça Competência, de São Paulo. Em 1952, 1957 e de 1959 a 1961,
“super-campeonatos” foram disputados entre times da capital e do interior. Como o Projeto Futebol de Goyaz defende o reconhecimento desses títulos como estaduais, em lugar dos citadinos, seus campeões e vices também são informados nessa tabela.
Em alguns anos, a lista aponta dois vice-campeões porque eles terminaram empatados em pontos mas as fontes divergem e não está claro o critério de desempate adotado na época (número de vitórias, saldo de gols, gols pró, pontuação nas fases anteriores etc.), ou se havia necessidade de partida extra.
Em relação ao campeonato de 1964, não há um consenso das fontes quanto ao vice-campeão. A FGF e o Projeto Futebol de Goyaz apontam o Inhumas enquanto a RSSSF e Julio Bovi Diogo indicam o Goiás.
Em 1970, dois times terminaram o campeonato com a mesma pontuação, em segundo lugar. A FGF e a RSSSF apontam como vice-campeão o Goiás enquanto o Projeto Futebol de Goyaz e Julio Bovi Diogo indicam o Vila Nova.
No quadrangular final de 1977, dois times terminaram em segundo lugar, empatados em pontos e número de vitórias. O Goiânia venceu o confronto direto mas o Goiás teve melhor saldo de gols. Razão pela qual, na época, o Tabelão Placar desempatou em favor do Goiás, como terminando o quadrangular em segundo, e o Jornal dos Sports (01.10.1977, p. 7) disse que ele foi o segundo colocado “no certame”. Além disso, nos dois turnos da primeira fase, o Goiás teve melhor pontuação, saldo e número de vitórias. Mesmo assim, a FGF e o Anuário Placar 2004 indicam o Goiânia vice, sem esclarecer o critério.
Em 1985, o Goiânia terminou em segundo no hexagonal final, mas o Goiás ficou em segundo na classificação geral, somando os pontos de ambas as fases. A FGF aponta o Goiás vice-campeão.