ADPump

  + FUTEBOL
  Mais Curiosidades
  Materias Especiais
  Grandes goleadas
  Confrontos
  Fotos/Poster Raros
  História do Futebol
  Arquivo da Seleção
  Clubes do Brasil
  Clubes do Mundo
  Videos históricos
  Futebol Feminino
 
Pesquisa personalizada

 
Fale conosco
homeCampeonatos EstaduaisCampeonatos no BrasilCopas e Campeonatos NacionaisTorneios Continentais e IntercontinentaisCopas e Torneios de Seleções
Édson Arantes do Nascimento - a origem do apelido Pelé
 
Tudo começou com um colega de time de seu pai, quando ele jogava pelo Vasco de São Lourenço, em Minas Gerais. O sujeito era goleiro e conhecido como "Bilé". Ainda menino, Édson Arantes do Nascimento ia assirtir aos treinos do clube, e ficava brincando no gol, fingindo defender um chute. Toda vez que fingia a defesa, gritava: "Boa, Bilé!" ou "Grande defesa, Bilé!". Como ainda era muito pequeno, distorcia a pronúncia do apelido e dizia que quando crescesse seria goleiro, como o "Pilé". Mas o apelido "Pilé" tornou-se "Pelé" quando a família mudou-se para Bauru. De acordo com o seu tio Jorge, foi por causa do seu forte sotaque mineiro. Em Bauru, o menino "Édson" falava uma coisa e as pessoas entendiam outra.
Um dia um garoto começou a caçoar do futuro maior craque de todos os tempos chamando-o de "Pelé". Portanto, graças àquele goleiro Bilé e a uma brincadeirinha de um colega de escola, acabou por se tornar definitivamente, "Pelé".

Fonte: Pelé - A Autobiografia, Editora Sextante (2006).

Página adicionada em 01/Outubro/2008     veja também: » Grandes Craques
 

 

Melhor visualizado em 1024x768

 

Campeões do Futebol © Copyright - Desde 2005 - *permitida a reprodução desde que citada a fonte*