Publicidade

História do Futebol na Costa Rica


Federacion Costarricense de FutbolFederación Costarricense de Futbol
Fundada em 13 de junho de 1921
Endereço: Radial Santa Ana Belén, Costado Norte Estatua Leon Cortes - 500 mts Este del Cruce de la Panasonic San José, Costa Rica
Filiação Fifa: 1927 - Filiação CONCACAF: 1962
Site Oficial: www.fedefutbol.com; fedefutbolcr.com (desativado)


História 1ª Divisão Apertura Clausura   + NACIONAIS

 


Loja Campeões do Futebol


Ao se referir ao inicio do futebol na Costa Rica, deve-se ter presente dois aspectos fundamentais. Primeiramente, o país no inicio do século XIX estava imerso numa economia capitalista, agro-exportadora e por muito ligada ao mercado mundial, razão pela qual experimentou uma influência político-econômica e cultural dos países europeus. Em segundo lugar, sofreu uma grande divisão no trabalho, sobre tudo em seus horários, criando um espaço para o entretenimento e descanso.

Nesse contexto, houve reformas educativas que geraram a necessidade de organização profissional da educação, pois um grupo muito grande de jovens, de famílias ricas, viajavam para estudar no exterior, principalmente na Inglaterra, onde os estudantes costarricences conheceram o futebol. A prática deste esporte estava presente nos programas dos colégios e universidades.

Foram esses garotos que em meados de 1896, passaram a praticar, nas tardes, este novo esporte, pois passaram a trazer em suas viajens, alguns implementos como uniformes e bolas.

Porém, historiadores do futebol da Costa Rica, se referem ao ano de 1876. Dizem eles que naquele ano já se jogava nos terrenos de Sabana e que em 1887, o cidadão Oscar Pinto Fernández, ao chegar da Inglaterra, se reuniu com o amigo Gonzalo Quirós Fonseca, que foi companheiro em uma Universidade Européia, para praticar, os dois, uma partida de futebol, usando uniforme e uma bola que Oscar trouxe da Inglaterra. A "partida de dois" aconteceu em San Juan de Tibás e "produzindo enormes espantos entre os olhares de quem assistia e imediatamente correu a notícia de que uns homens davam "chutes" em uma bola de couro e que vestiam "unicamente" calção e camiseta".

Ao que parece, entre 1894 e 1896, a prática do futebol toma auge em San José, mas organizadamente, quando chegaram ao país empresários ingleses que vieram instalar fábricas, unindo-se com os costarricenses que haviam estado na Inglaterra cursando seus estudos.

Entre os anos de 1873 e 1899 se criaram os primeiros clubes esportivos nos quais praticavam vários esportes, tais como corridas de cavalos, beisebol, ciclismo, esgrima e o futebol. Estas associações eram exclusivas, já que os membros eram estrangeiros e outros pertenciam a burguesia nacional, pelo que gozavam de tempo livre e posses econômicas para comprar os equipamentos necessários.

A partir de 1899 se deu uma abertura para a prática dos esportes aos setores subalternos, aparecendo grupos que os praticavam com mais frequência. Os clubes de trabalhadores foram se organizando, pois existiam um vínculo social e um desejo de sociabilidade entre seus membros, e foi precisamente nestes que se originou a prática geral do futebol entre os trabalhadores.

Entre os primeiros clubes formados neste período aparecem: Club Sport El Josefino fundado em 13 de julho de 1904, Club Sport Costarricense fundado em 10 de agosto de 1904, Club Sport Cartaginés em 1906, Club Sport El Invencible, Club Sport Monte Líbano, Club Sport Domingueño, fundados em 1904.

Nomes como Juan Bautista Quirós, Juanito Montealegre, Jaime Carranza, Arturo Echeverría, Oscar Pinto, Jaime G. Bennet, Francisco Ross, Manuel Saborío, Oscar Esquivel, Pompilio Aguilar, Juan Carranza, Alberto Brenes Mora, Roberto Pinto, Enrique Brenes, Alberto T. Brenes, Samuel Montandón, Manuel Montejo, Estanislao Garrón, Eugenio Garrón, Gonzalo Guzmán, Gonzalo Facio, Ramón Herrero, Gustavo Michaud, Antonio Facio, Chale White, Gonzalo Quirós, Oscar Rodríguez, Raúl Guzmán, Eduardo Garnier, Carlos Collado, Walter Siebe, Fernando Streber e outros, figuram nas listas dos primeiros jogadores dos clubes El Costarricense e El Josefino.

Nos primeiros anos do século XX torna-se evidente o auge do futebol. No ano de 1904, o Município de San José, foi o primeiro em apoiar abertamente a prática do esporte. Foi desembolsado a quantia de c$500 (quinhentos colones) para as festas que organizava o Polo Club, com autorização de cobrar 50 centavos por cada cadeira que se quizesse ocupar. Desta maneira, o Município de San José, promoveu e incentivou econômicamente alguns clubes, doando dinheiro, controlando e protegendo os lugares públicos onde se jogavam o futebol.

Devido ao crescimento desmedido da prática do futebol, veio a necessidade de se criar um organismo para dirigir e organizar este esporte. Quando, em 03 de novembro de 1905, foi fundado o Club Sport La Libertad, é que se deu o primeiro passo para se organizar o futebol. Já que em outras sete investidas de fundar um órgão fracassaram.

Em 1920, destacavam-se como equipes La Libertad, Cartaginés, Gimnástica, Herediano, Alajuelense e a Sociedade Gimnástica Limonense. Se jogavam partidas em La Sabana com êxito total e até se chegou a cobrar 25 céntimos por direito a um lugar para os espectadores. Não existia regulamentação nem se registravam estatísticas, desta forma, alguns dirigentes viram a necessidade de se organizar a atividade.

Houve um Comitê formado por Alberto Brenes, presidente, e Ricardo Fournier Quirós, secretário, para que estudassem a organização do futebol. Assim, a 13 de junho de 1921, fundou-se a Liga Nacional de Fútbol e o Tribunal Supremo para dirimir conflitos, sendo eleitos, Alberto T. Brenes, presidente; Eduardo Zamora, secretário, e os vogais Dr. Ricardo M. Cañas, Ramón Herrero e Samuel Montadón.

A Liga Nacional estava formada por um representante de cada um dos 07 clubes filiados: La Libertad, Sociedad Gimnástica Española de San José, Club Sport Herediano, Liga Deportiva Alajuelense, Club Sport Cartaginés, Club Sport La Unión de Tres Ríos e a Sociedad Gimnástica Limonense.

A primeira Junta Diretiva da Liga foi integrada por José Albertazzi Avendaño (Presidente), Joaquín Manuel Gutiérrez (Vice-presidente), Ricardo Fournier (Secretario), Fernando Streber (Tesoureiro) e Manolo Rodríguez, Rodolfo Castaing e Joaquín Vargas Coto (Vogais). A Costa Rica oficializou seu ingresso à FIFA no ano de 1927.

A partir da criação da Liga, o futebol se consolidou a nível administrativo, competitivo e de grande classe, permitindo a comercialização no futuro. A Liga Nacional de Futebol mudou o nome, em 1931, para Federación Deportiva de Costa Rica, mudando em seguida para Federación Nacional de Fútbol e, nos anos 60, Federación Costarricense de Fútbol, segundo o historiador Fernando Naranjo Madrigal.

É importante destacar que o futebol contou com o apoio da Igreja e do Governo, convertendo-se no esporte preferido dos costarricences.

Atualmente seis ligas compõem a Federación Costarricense de Fútbol, a saber: UNAFUT (Liga Profissional da Primeira Divisão), LIASCE (Liga Profissional de Ascenso a Primeira Divisão), LINAFA (Liga Profissional de Futebol "Aficionado" Segunda Divisão ou Liga de Ascenso), LIFUTSAL (Liga de Fútbol Sala), LIFUPLA (Liga de Fútbol Playa) e UNIFFUT (Unión Nacional Fútbol Femenino).


Fontes: www.fedefutbol.org e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva e Rafael de Paula da Silva.
Página adicionada em 21/Abril/2007 - atualizada em 02/Outubro/2021.