Hulk no futebol chinês
Um dos aspectos mais interessantes do futebol mundial nos últimos dez anos foi a ascensão da Super Liga Chinesa e sua capacidade de atrair estrelas das ligas europeias para jogar por lá. Os jogadores brasileiros estão entre os mais procurados, em vários gramados do Extremo Oriente.

Vamos dar uma olhada em cinco jogadores brasileiros que causaram um rebuliço nas apostas esportivas online na Betfair e se mudaram para a China em algum momento de suas carreiras, alguns dos quais até hoje ainda estão lá.

Alexandre Pato

Alexandre Pato já foi um dos jovens jogadores de futebol mais conceituados do mundo. Seu potencial era grandioso no Internacional, e ele assinou pelo então campeão europeu Milan no verão de 2007. Após passagens pelo Brasileirão e pelo Chelsea, ele assinou um contrato com o clube chinês da Super Liga, o Tianjin Tianhai, em janeiro de 2017. Pato marcou sua passagem pela China, marcando 36 gols em 60 jogos, antes de retornar ao seu antigo clube São Paulo em Março de 2019.

Ramires

Ramires talvez seja mais conhecido por suas passagens pelo Benfica e pelo Chelsea, mas ele passou três anos no clube da Super League Chinesa, o Jiangsu Suning, entre 2016 e 2019. O volante tornou-se um herói no Chelsea, marcando um lindo gol pelos Blues garantindo a vitória na semifinal da Liga dos Campeões sobre o Barcelona em 2012.

Oscar

Outro jogador que os torcedores do Chelsea se lembram com carinho: Oscar, que ainda joga pelo clube chinês Shanghai SIPG, depois de sair do time de Stamford Bridge em 2017. É fácil esquecer que o brasileiro fez mais de 100 partidas pelo Chelsea entre 2012 e 2016, mas ele aproveitou a pssagem em Xangai, ajudando o SIPG a se tornar um dos melhores times da Super Liga Chinesa.

Hulk

Um dos companheiros de equipe de Oscar em Xangai, no SIPG, é Hulk, de quem os fãs de futebol europeu se lembrarão com carinho por suas façanhas no Porto e Zenit de São Petersburgo, antes de se mudar para a Superliga Chinesa em 2016. Hulk tem um pé esquerdo poderoso, que os fãs de Liverpool podem se lembrar em seu chute certeiro que ajudou o Zenit a eliminá-los da Liga Europa na campanha de 2012-13. O ala também teve uma impressionante carreira internacional, com 50 partidas pela seleção.

Paulinho

A história de Paulinho é diferente. Ele era considerado um dos brasileiros mais talentosos do planeta quando o Tottenham Hotspur adquiriu seu passe no verão de 2013. Mas, quando se mudou para o clube chinês da Super League Guangzhou Evergrande, apenas alguns anos depois, sua carreira já parecia estar terminando. Depois de algumas boas temporadas pelo time chinês, o Barcelona contratou Paulinho em uma manobra que chocou muitos torcedores. Ele se tornou uma peça-chave para os gigantes espanhóis ao vencer o campeonato e a copa nacional na temporada 2017-18, antes de voltar para Guangzhou, onde joga até hoje.


Por Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 18/Agosto/2020.

 

Shopping Campeões do Futebol