Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

O COLOSSO DO ARRUDA - ESTÁDIO DO SANTA CRUZ

  História   |   Títulos   |   Hino   |   Estádio   |   Galeria   |   Diversos                      + CLUBES
Estádio do ArrudaNome Oficial: José do Rego Maciel
Nome popular: Colosso do Arruda
Capacidade: 60.000 espectadores
Inauguração: 04/06/1972, Santa Cruz 0 x 0 Flamengo/RJ
Primeiro gol: Betinho, na partida Santa Cruz 1 x 0 Seleção Brasileira de Amadores

A Construção
Em 1954, José do Rego Maciel – que hoje empresta seu nome ao estádio – dava condições para que o Santa Cruz se apossasse definitivamente do terreno, ele atraiu investidores para construção do estádio. Nesse ano começou a ser construído o que hoje se chama de Repúblicas Independentes do Arruda. Muitas campanhas foram feitas junto aos torcedores, que acabaram ajudando a construir inicialmente o "Alçapão do Arruda", com arquibancadas de madeira e situado em posição oposta à atual.

No ano de 1965, com a venda de cadeiras cativas e títulos patrimoniais, o clube começou a construir o seu estádio, o que só foi possível devido a uma mobilização de torcedores nunca antes vista. As pessoas levavam ao clube todo tipo de material de construção e doavam a sua mão de obra. Foi graças a torcida do Santa Cruz que além de construir a sua casa (estádio), construiu também uma das histórias mais bonita do futebol brasileiro, pois o Arruda foi construído a suor, sangue e lágrimas de seus torcedores.

Foi uma construção movida a doações, suor e lágrimas ficando registrada essa história nos anais do futebol brasileiro.

José do Rego Maciel

José do Rego MacielTer o nome eternizado no estádio de futebol é uma glória reservada para poucos. E todos que conheceram José do Rego Maciel afirmam que ele sempre foi um homem digno desse privilégio. Quando era prefeito do Recife na década de 50 (indicado pelo governador Etelvino Lins), desapropriou o terreno onde seria erguido o estádio do Arruda. Além de prefeito, foi procurador do Estado de Pernambuco, secretário da Fazenda, Deputado Federal e exerceu outros cargos públicos. Seu nome, porém, será sempre lembrado por conta da sua paixão pelo Santa Cruz Futebol. É pai de Marco Maciel, ex vice-presidente da República.

Recordes e Curiosidades

O recorde de público ficou estabelecido com o Jogo das Eliminatórias da Copa do mundo em 1993 quando a Seleção Brasileira massacrou a Bolivia por 6x0. Neste jogo estavam presentes nada menos que 96.200 espectadores. Já o maior público do Santa Cruz foi em 1999, 95.567 pessoas assistiram o empate por um gol com o Sport.
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Estádio   |   Galeria   |   Diversos                      + CLUBES
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; pt.wikipedia.org, www.blogdosantinha.com
Página adicionada em 25 de junho de 2009.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador