Arquivo
  Especiais
  + Futebol
River Plate de Assunção CLUBE ASSUNÇÃOENSE RIVER PLATE
Fundado em 14/Fevereiro/2007
Endereço: Rua Zé Carlos, 81 - Assunção/PB - CEP 58685-000
Campo: Campo Novo
Email: riverplatepb@bol.com.br
  História   |   A Primeira Partida   |   O Título de 2009   |   A Campanha 2009
  Fotos   |   Craque do Passado   |   Arquivo                                    + CLUBES
História
A Cidade de Assunção

Com uma área territorial de 126 KM, e população estimada em 3.307 habitantes (dados do IBGE, em 2006), Assunção é um município de aspecto interessante, pois na maioria das outras cidades brasileiras, tem no futebol seu esporte favorito. O amor ao futebol de campo é grande, mas chega a ser superado pelo futsal.

Origens

Havia um time de futsal na cidade chamado River, que ganhou o Torneio de Emancipação Municipal 2005. Numa final disputadíssima venceu o Primu's nas penalidades por 2 a 1, após empate no tempo normal (1x1). Não era o time preferido da cidade, haja vista o fato de o público em sua grande maioria sair calado da quadra. Mas esse time ainda não era o River Plate e sim o precursor.
Como começou

Tudo começou com uma ligação para a Prefeitura Municipal de Assunção-PB, o Secretário de infra-estrutura, Marcio Oliveira, foi quem atendeu, era da Rede Globo de Televisão, que queria a realização de um jogo para exibição no dia 1º de Abril, que para muitos é dia da mentira, pois seria algo diferente, bem chamativo para o dia. O jogo seria com o "rival" Boca Juniors, de Buenos Aires, Pernambuco. A principio a emissora iria realizar um jogo de futsal, porém desistiu e queria mesmo era um jogo de futebol de campo.

Controvérsias

Não resta dúvidas que que a Rede Globo sabia da existência do River Futsal, mas aí está o X da Questão. Será que a direção do River sabia da existência do interesse da emissora? Se sabia, porque não entrou em contato? Mas é claro que sabia, pois este foi o assunto principal da cidade durante vários dias. Outro detalhe: o fundador do time, o senhor Alexandre Pereira do Nascimento (Negão de Arlindo), Fábio Balduino Guedes (Filó) e o principal jogador do time, Francinaldo Amaro (Fan), deixaram claro que haviam fundado o River. Porém isso não tinha ligação alguma com River Plate, pois o time era time de futsal. É certo que se a emissora global tivesse mesmo tido o interesse no jogo de futsal seria sim o time de futsal fundado por Negão e Filó o clube que teria representado Assunção e a Paraíba nos confrontos contra o Boca Jrs de Pernambuco.
 
A Fundação e formação da primeira equipe

A partir da exigência da Rede Globo de Televisão, os cartolas Márcio Oliveira, Paulo Roberto da Silva e Osmar Diniz, passaram a tomar providências, fundando o Clube Assunçãoense River Plate, em 14 de fevereiro de 2007. Seu uniforme seria o mesmo utilizado pelo River argentino, camisas brancas com uma faixa vermelha transversal. O seu mascote seria "O Gigante", em referência ao homem mais alto do Brasil, Joelisson Fernandes da Silva, o Ninão. Já a base da nova equipe seria do União Agrícola Bandeirante, até então, atual Campeão Municipal (Invicto). É claro que teve reforços de outros times da cidade, como o 15 de Agosto F.C. e Assuçãoense F.C., vice-Campeão daquele mesmo ano.

A primeira partida

Em decorrência da exigência da Rede Globo, e depois de vários meses organizando a equipe, fez-se a primeira partida. Seria contra o Boca Juniors de Pernambuco, em Assunção/PB, no dia 1 de abril de 2007 (empate em 1x1, gols de Serginho (River) e Emerson (Boca). É bom que se registre que o time ficou o restante de toda a temporada de 2007 inativo e, só voltou para o segundo jogo em Buenos Aires-PE, no dia 09 de março de 2008, e exibido em rede nacional em 30 de Março do mesmo ano. A vitória foi dos anfitriões que venceram por 2x1.

A Primeira Competição

A primeira competição do Clube foi a Copa União 2008, o time foi eliminado pelo Fluminense de Serraria, pequeno distrito de Salgadinho-PB, nas quartas-de-final. Os principais jogadores do time nesta competição foram: o goleiro Lula, os volantes Jorginho e Ronim, o lateral Etim, o capitão Beto Batista, o armador Albérgio e o atacante Tuíca.

Seu torcedor mais ilustre é Joelisson Fernandes da Silva (Ninão) - O homem mais alto do Brasil, a origem da mascote do clube.

O time até hoje permanece lutando contra a falta de patrocinio em busca de novos duelos e oportunidades. O objetivo do time agora é poder representar Assunção e a Paraíba em competições Interestaduais e Internacionais. Se alguém se interessar entre em contato por email: riverplate.pb@bol.com.br ou com o Professor Osmar, no email professor.osmar@bol.com.br

Clube Assunçãoense River Plate de Assunção-PB para o mundo!
Fonte das informações: Reinaldo Carlos da Silva, historiador do River Plate e do futebol de Assunção/PB.
Página adicionada em 24 de setembro de 2008.
  História   |   A Primeira Partida   |   O Título de 2009   |   A Campanha 2009
  Fotos   |   Craque do Passado   |   Arquivo                                    + CLUBES
Poster River Plate/PB
Peque o poster e salve em seu computador




ILUSTRE TORCEDOR
Ninão
Ninão
o homem mais alto do Brasil é torcedor do River Plate



River Plate de Assunção
Uniforme do River Plate de Assunção/PB, em 2008
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador