Tudo começou em 1945, no auge da rivalidade entre o Botafogo Esporte Clube do Tenente José Vieira da Silva e o Esporte Clube Flamengo do Dr. Raymundo de Arêa Leão, mais tarde, Senador da República, após a queda do ditador Vargas e redemocratização do Brasil com o surgimento da melhor das Constituições Federais: a de 1946.

O Campeonato Piauiense de Futebol girava em torno desses dois principais e populares clubes. Por isso, nos primeiros dois meses do ano de 1946, no ponto de reuniões obrigatórias dos articuladores do movimento pró fundação do River Atlético Clube, no centro da cidade, Praça Pedro II, o então estudante Werner Borges de Abreu, em palestra com o Professor Anthilon Ribeiro Soares, num dos bancos daquele amplo logradouro público, sugeriu de maneira veemente, a fundação de um novo clube de futebol que pudesse por fim à velha rivalidade existente entre o Botafogo (tricolor naquela época) e o Flamengo e, também, para aumentar o número de clubes já existentes e filiados à Federação presidida por Raymundo Ney Baumann.

Imediatamente e mãos à obra, foi aproveitada a oportunidade por já existir uma equipe de futebol juvenil criada pelo Professor Anthilon Ribeiro Soares e constituída por alunos do Ginásio Leão XIII, todos eles entregues à prática esportiva. Entre Anthilon e Werner, foi combinado o dia primeiro de março de 1946, às duas horas da tarde, uma outra reunião já em caráter definitivo, para fundação do novo clube. A reunião teria como local uma das salas de aula do conceituado Ginásio Leão XIII e o nome escolhido para conceituar o clube seria RIVER PLATE, em homenagem à máquina destruidora argentina no melhor do futebol sul-americano e mundial.

Evidentemente e na discordância de Anthilon para não nos "argentinizar", foi logo conscientizado que, fundado o RIVER seria ele ATLÉTICO CLUBE. Tudo ficou aprovado antes mesmo do alvorecer do dia primeiro de março de 1946 . Assim posto sem mais nada para ressalvar, no primeiro dia do terceiro mês de meio século atrás, em uma das salas de aula do Ginásio Leão XIII, situado na Rua Senador Teodoro Pacheco, 1075, Teresina, capital do Piauí, na presença de pessoas interessadíssimas e de alunos daquele popular estabelecimento de ensino, foi fundado o River Atlético Clube, para a prática do futebol e basquetebol (...)."

Apenas em 1948 no dia 12 de março o River foi a campo pela primeira vez. Logo estreou em um campeonato oficial. Foi no dia 25 de abril de 1948, no estádio Lindolfo Monteiro, contra o Esporte Clube Flamengo, o time formado por Afonso, Darcy, Machado, Dim, Geraldo, Washigton, Pedro Neto, Manula, Artur, Cidinho, Idelfonso, Nonato e Balbino não conseguiu evitar o empate por 0 x 0, sem problemas , no mesmo ano o River sagrar-se-ia Campeão Piauiense de Futebol. Que estréia !!! E assim, de forma definitiva, entrou no coração do povo piauiense.

De 1950 a 1963 o River comanda o futebol piauiense, ganhando 13 títulos em 14 disputados do campeonato estadual. Considerado então pela torcida como o ETERNO CAMPEÃO. Desde então o Galo vem conquistando Títulos e batendo recordes ano a ano. Atualmente, o Tricolor possui mais de 40 troféus no futebol.


MASCOTE / CAMISAS
Mascote do River AC          Camisa n° 1 do River          Camisa n° 2 do River
Galo, o Mascote; Camisa n° 1 - 2009 e Camisa n° 2 - 2009


SIMA, o Pelé do Nordeste
O Artilheiro SimaAutor de mais de 500 gols como profissional, marcados entre 1966 e 1987, o maior goleador do futebol brasileiro no eixo norte-nordeste, o ex-atleta profissional Sima, foi considerado o Pelé do Nordeste.

Jogando pelo River (1977 a 1983 e 1987) marcou 185 gols. Deixou o futebol profissional em 1987. Veja a Biografia do craque Sima





Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Carlos Said (Jornal Meio Norte, Caderno Esportes, 01/03/1996); Severino Filho: RIVENGO, O Clássico do Século; Severino Filho: 100 anos de Futebol do Piauí e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 22 de abril de 2010 - atualizada em 05 de outubro de 2015.



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo