HISTÓRIA DO PRIMAVERA DE INDAIATUDA (SP)


EC Primavera  ESPORTE CLUBE PRIMAVERA
  Fundado em 27 de janeiro de 1927
  Endereço: Rua José Escodro, 107, Vila Vitória - Indaiatuba/SP, CEP: 13339-190
  Site: www.ecprimavera.com.br (destivado)


+ Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores + FUT-PAULISTA


A cidade de Indaiatuba teve como seu primeiro representante o Sport Club Primavera, fundado em 1908, mas extinto no ano seguinte. O tempo foi passando e, na década de 1920, dois outros times começaram a se destacar: o Indaiatubano Futebol Clube, fundado em 1916, e o Corinthians Futebol Clube, fundado em 1918. Decidiu-se então, em 27 de janeiro de 1927, pela união das duas equipes, de onde surgiu o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município. Já as cores que ostenta – vermelho, preto e branco – são herança de seus antecessores. Abaixo foto da primeira equipe em 1927.

A primeira participação do Primavera em competições profissionais organizadas pela Federação Paulista de Futebol foi em 1952, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Entretanto, sem conseguir manter uma seqüência, o clube disputou apenas outras duas vezes a Terceira Divisão, em 1954 e 1958, passando por um período de pouco menos de duas décadas sem competir profissionalmente, até 1975. A retomada deu-se em 1976, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, a equipe chegou ao seu primeiro título e, conseqüentemente, conseguiu o acesso à Primeira Divisão, atual Série A3. Em 1977, o Primavera se sagrou campeão da Segunda Divisão, considerado o título mais importante de seus 90 anos de história, após bater o Beira Rio de Presidente Epitácio em três partidas.

Equipe do EC Primavera em 1927Em 1982, o Primavera ficou muito próximo do acesso a Primeira Divisão do Campeonato Paulista, quando empatou os três jogos contra o Mogi Mirim na final do Grupo Branco, quando precisava apenas de uma vitória para poder avançar a fase final do certame. O Fantasma disputou a atual Série A2 até 1987, quando após uma nova reformulação nas divisões acabou voltando para a Terceira Divisão, em 1988.

Em 1989 e 1990, o clube teve mais uma pausa em seu futebol profissional, retornando em 1991, na Segunda Divisão. O Primavera permaneceu no torneio até 1993, quando o campeonato trocou de nome mais uma vez e o time passou a disputar a Série B1.

Em 1995, em meio a uma das maiores crises financeiras de sua história, o Fantasma não abaixou a cabeça e se tornou campeão da Série Bl-B. Porém, em 1996, a equipe se afastou mais uma vez das competições oficiais e no ano seguinte disputou a Série B1-B.

Em 1998 voltou a se afastar do profissional pela última vez, quando retornou em 1999 para ficar ativo de vez até os dias de hoje.

HINO DO CLUBE
Letra e Música – Prof. Laerte

Vamos Lá, Vamos Lá Primavera
Hoje É Dia De Mais Uma Jornada
Vamos Vibrar, Vamos Torcer
Pois Vencedor Sempre Serás E Hás De Ser

Primavera Quem Te Viu E Te Conhece
O Teu Passado Ninguém Jamais Esquece
Com Muita Luta Com Muita Gana
És O Temível Fantasma Da Ituana

Tua Torcida Sempre Presente
Te Incentiva E Te Empurra Para Frente
Indaiatuba Agradecida
Será Por Ti Sempre Enaltecida

Oh! Tricolor De Indaiatuba
És Alegria Do Nosso Povo
Mais Uma Vitória
Tua Torcida Espera Ver De Novo
 
No ano de 2001, o clube alcançou o título da Série B-2, conquistando o direito de participar do Campeonato Paulista da Série B-1 no ano seguinte. Dois anos mais tarde, o Primavera sagrou-se vice-campeão, alcançando o acesso à Série A3, competição que disputou nos três anos seguintes. Em 2004, o Fantasma ficou perto de voltar para a Série A2, se classificando para a fase final do campeonato, mas não conseguindo sucesso. Após isso, o Tricolor Indaiatubano enfrentaria anos sofríveis pela frente: Em 2005 e 2006 escapou do rebaixamento no sufoco, mas em 2007 não escapou e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão.

Os dois anos seguintes foram considerados os piores da história, isso porque houve uma parceria com a Racing Santander, onde além de modificarem o escudo e cores do clube, resultaram em derrotas e goleadas sofridas no campeonato.

Em 2010, após fim da parceria, o Primavera passou a caminhar com suas próprias pernas, e teve uma boa ressalva: A excelente campanha na Segunda Divisão quase rendeu o acesso de volta para a Série A3, impedido por crises interna.

Em 2013, novamente o Fantasma passou perto de voltar para a Série A3, sucubindo ao Tupã dentro de casa com um empate em 1 a 1. Mas em 2014, foi o ano da redenção Tricolor: Com uma campanha quase impecável o campeonato todo, o acesso foi conquistado apenas aos 50 minutos do 2° tempo contra o Grêmio Prudente.

Em 2015, o Primavera fez uma boa campanha em sua volta a Série A3, o que quase lhe rendeu o acesso para a Série A2, e na sua primeira participação da Copa Paulista, o clube quase passou de fase, sendo eliminado pelo São Bento. Em 2016 participou da Série A3 do Paulista, sendo rebaixado. Em 2017 participou da segunda divisão (que na verdade é a 4ª divisão do futebol paulista).

MASCOTE

De tanto assustar seus adversários na época em que foi criado, o Esporte Clube Primavera tornou-se um verdadeiro pavor, ou melhor, um fantasma para seus adversários.

ESTÁDIO
Estádio do Primevra de Indaiatuba-SP
Nome oficial: Estádio Ítalo Mário Limongi - Apelido: Gigante da Vila Industrial
Inauguração: 29/06/1961 - Primeiro Jogo: Primavera 2 X 2 Jabaquara de Santos.
Nota: Ítalo Mário Limongi foi presidente do E.C. Primavera e grande incentivador do esporte.

ESCUDOS
Escudos do EC PrimaveraEscudo Comemorativo dos 90 anos do EC Primavera
Todos os escudos utilizados pelo Primavera e o comemorativo aos 90 anos de história.

Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; ArchiveOrg www.ecprimavera.com.br; 2016.futebolpaulista.com.br.
Página adicionada em 06/Fevereiro/2018.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo