AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

HISTÓRIA DO PAULÍNIA FC (SP)


Paulínia Futebol Clube PAULÍNIA FUTEBOL CLUBE
Fundado em 10 de junho de 2004
Endereço: Rua Javaes, 135 - Jd. Itapoan
Paulínia/SP– CEP 13.140-000
Estádio Municipal Perissinotto
Site Oficial: www.pauliniafc.com.br (indisponível)



Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores

 

O futebol sempre foi popular em Paulínia, mas em razão da estrutura da cidade ser deficiente, nunca uma equipe tinha arriscado no profissionalismo. O primeiro estádio de Paulínia foi o Estádio Antônio Pazetti, pertencente ao Paulinense Futebol Clube, clube fundado em 1918 por Luiz Perissinoto. O clube mudou de nome para Associação Esportiva Paulinense em 1950, sendo até hoje o principal clube social da cidade. O estádio foi incorporado à sede social do clube.

Dos anos 1950 aos anos 1970 destacou-se dois times, o Sodinha Futebol Clube, que chegou a representar a cidade de Campinas em alguns campeonatos amadores, e o Infantil Paulinense, que revelou grandes jogadores, como o atual goleiro do Paysandu, Alexandre Fávaro.

Escudo do Paulínia SlovanNos anos 1980 foi construído o estádio municipal, logo batizado com o nome do fundador do pioneiro do futebol paulinense, Luiz Perissinoto. Entretanto até os anos 2000 o estádio não tinha as mínimas condições de abrigar jogos profissionais. Isso começou a mudar em 2004, quando surgiram dois novos clubes na cidade: o Paulínia Slovan FC (escudo acima) e o Paulínia FC. O primeiro era uma filial do Slovan Bratislava, importante clube eslovaco, e chegou a disputar uma competição, a Copa I-Gol da Band. Entretanto por motivos desconhecidos o projeto não foi levado adiante.

História do Paulínia Futebol Clube

O Paulínia FC foi fundado em 10 de junho de 2004, por Francisco Almeida Barros, o Bonavita, ao lado de outros 40 sócio-fundadores, entre empresários, professores de escolinhas de futebol e dirigentes de equipes amadoras de Paulínia. O registro na Federação Paulista de Futebol ocorreu em 17 de dezembro do mesmo ano. O clube optou por iniciar sua trajetória na base, para ter um crescimento sólido, e no ano seguinte formou as equipes sub-13 e sub-12. O sub-13, logo na estreia, foi vice-campeão da Copa São Paulo da Associação Paulista de Futebol (APF), perdendo a final para o Santo André. Foi também formada uma equipe sub-20, que reprentou Paulínia nos Jogos Regionais.

Em 2006 mais três categorias: sub-14, sub-15 e sub-17. Nesse ano a equipe sub-14 foi vice-campeã da Copa São Paulo da APF, perdendo a final para a invicta Portuguesa na prorrogação. Nesse ano o PFC estreou em competições da FPF, nas categorias sub-15 e sub-17.Também no ano de 2006 foi criado o Projeto de Iniciação ao Futebol, com aulas gratuitas de futebol para crianças e adolescentes, com o objetivo de educar através do esporte. O projeto foi extinto em 2011, quando a prefeitura de Paulínia cortou a subvenção que o mantinha, anunciando a criação de um projeto próprio.

2007 foi o ano de estreia da equipe sub-20 no Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão. Em 2008 a equipe estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a cidade sediando o grupo U. Mesmo com o último lugar no grupo, a campanha foi considerada razoável, por o time perdeu por 1 a 0 para São Caetano e Vitória, e empatou em 3 a 3 com Avaí, todas equipes tradicionais no futebol nacional. Paulínia disputou a copinha ininterruptamente de 2008 a 2011. Em 2012 a prefeitura anunciou de última hora que não arcaria com as despesas para ser sede, o que impossibilitou o Paulínia de participar da competição.

A equipe profissional finalmente estreou em 2008., no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A campanha foi boa para um estreante, sendo eliminado na última rodada da segunda fase. No ano seguinte a ótima campanha acabou com uma derrota por 1 a 0 na última rodada da última fase de grupos, para o Atlético Araçatuba, resultado que tirou o acesso e frustrou os mais de 2 mil torcedores que compareceram ao Estádio Municipal Luís Perissinoto.

O tão sonhado acesso veio em 2010 com a melhor campanha da competição, com direito ao artilheiro do campeonato e goleada em rival (5 a 0 Capivariano). O título só não veio por que uma derrota para o Taboão da Serra tirou o Dinão da final. Mas a equipe sub-20 não vacilou, e foi campeã paulista da segunda divisão. E a tão esperada A3 se foi mais rápido do que imaginávamos. Um primeiro turno regular nos deu esperanças de acesso à A2, mas um segundo turno totalmente oposto, com apenas 4 pontos conquistados de 27 disputados, nos condenou ao rebaixamento. A redenção pareceu que viria no Campeonato Paulista Sub-20. Uma primeira fase memorável, e nas fases de mata-mata o Dinão passou por clubes como Noroeste e Palmeiras. Na semifinal, o adversário era o São Paulo. Na capital paulista, empate, resultado que deixou o Paulínia em vantagem por ter a melhor campanha. Em Paulínia o empate bastava. Com a casa cheia, o Paulínia viu a inédita vaga na final escapar ao ter seu único gol invalidado pelo árbitro e ser derrotado por 1 a 0. Mesmo com o revés, o terceiro lugar coroou um ano marcado pela tristeza do rebaixamento no profissional.

Mas a tristeza no profissional não acabou no rebaixamento. Devido à brigas políticas, a prefeitura de Paulínia não autorizou a reforma do Estádio Municipal Luís Perissinoto, o que tirou o time da briga na Segunda Divisão de 2012.

Estrutura

O clube manda suas partidas no estádio municipal Luís Perissinoto, o Campo do Centro, criado nos anos 1980 e reformado no início da década de 2000 para adequar-se a competições da Federação Paulista de Futebol. O estádio possui capacidade para 5 000 pessoas (esse número sobe para 10 000 com tubulares) e situa-se na região central de Paulínia, fato que originou o apelido.

Estádio do Paulínia

Estádio do Paulínia

Estádio do Paulínia

Os treinamentos são realizados no CT do Itapoan, localizado no bairro de mesmo nome. O espaço consiste de três campos oficiais de grama bermuda, um campo oficial de grama sintética, uma quadra coberta, três vestiários e um conjunto de salas, refeitório e alojamento.

Rivalidades

Os principais rivais do Dinão são o Sumaré Atlético Clube, o Social Esportiva Vitória de Hortolândia, o Esporte Clube Primavera e o Capivariano Futebol Clube. Há também rivalidades menos intensas com a Associação Atlética Internacional de Limeira, o Clube Atlético Guaçuano e a Associação Atlética Ponte Preta. Outro grande rival, o Campinas Futebol Clube, foi extinto em 2010.

A rivalidade com o Sumaré e o SEV Hortolândia decorre da rivalidade existente entre as cidades dos clubes, assim como outras rivalidades do interior de São Paulo, como Taubaté x São José e Rio Branco x União Barbarense, todas decorrentes de rivalidades intermunicipais. Contra o Primavera, Guaçuano e o Capivariano, além da proximidade geográfica, as rivalidades tiveram início no decorrer das disputas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A rivalidade com a Inter de Limeira surgiu em 2010, na disputa da Segundona do referido ano, se acentuando com a final do Paulista Sub-20 da Segunda Divisão de 2010, da Série A3 profissional de 2011 e da final do torneio de futebol dos Jogos Regionais no mesmo ano.

Contra a Ponte Preta o Paulínia não possui retrospecto em competições profissionais oficiais, apenas em amistosos. Por isso é uma rivalidade fraca e unilateral (mais forte por parte dos paulinistas). Deve-se mais à rivalidade entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e ao fato da torcida paulinista ter boas relações com a torcida do Guarani, rival histórico do time alvinegro.

Estatisticas do Clássico SAC-Dino (Sumaré AC x Paulinia FC)

A rivalidade entre Paulínia e Sumaré teve origem na rivalidade entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas. Esta rivalidade já existia entre as cidades, mas com o surgimento das equipes ela foi para o futebol.

Todos os jogos profissionais e do Sub20

Paulínia FC 2 x 1 Sumaré AC
Local: Paulínia, em 11/08/2007
Competição: Sao Paulo Sub20 2ª Divisão

Sumaré AC 0 x 5 Paulínia FC
Local: Sumaré, em 15/09/2007
Competição: Sao Paulo Sub20 2ª Divisão

Paulínia FC 2 x 2 Sumaré AC
Local: Paulínia, em 04/08/2008
Competição: Sao Paulo Sub20 2ª Divisão

Sumaré AC 2 x 0 Paulínia FC
Local: Vereador Jose Pereira, Sumaré, em 27/09/2008
Competição: Sao Paulo Sub20 2ª Divisão

Paulínia FC 2 x 2 Sumaré AC
Local: Luiz Perissinotto, Paulínia, em 24/05/2009
Competição: Sao Paulo 4ª Divisão

Sumaré AC 1 x 3 Paulínia FC
Local: Vereador Jose Pereira, Sumaré, em 12/07/2009
Competição: Sao Paulo 4ª Divisão

Sumaré AC 0 x 2 Paulínia FC
Local: Vereador Jose Pereira, Sumaré, em 12/06/2010
Competição: Sao Paulo 4ª Divisão

Paulínia FC 3 x 1 Sumaré AC
Local: Luiz Perissinotto, Paulínia, em 01/08/2010
Competição: Sao Paulo 4ª Divisão

Paulínia FC 1 x 1 Sumaré AC
Local: Luiz Perissinotto, Paulínia, 07/08/2008
Competição: Sao Paulo Sub20 2ª Divisão

Sumaré AC 1 x 2 Paulínia FC
Local: Vereador Jose Pereira, Sumaré, em 11/09/2011
Competição: Sao Paulo Sub20 2ª Divisão

Total de 10 jogos e 33 gols
Paulínia FC: vitórias 6
Sumaré AC: vitórias 1
Empates: 3
Paulínia FC: 22 gols
Sumaré AC: 11 gols

Outras categorias

Paulínia FC 8 x 0 Sumaré AC
Local: Estádio Luiz Perissinotto, Paulínia, em 03/05/2008
Competição: Sao Paulo Sub15

Paulínia FC 9 x 0 Sumaré AC
Local: Estádio Luiz Perissinotto, Paulínia, em 03/05/2008
Competição: Sao Paulo Sub17

Sumaré AC 0 x 10 Paulínia FC
Local: Estádio Vereador José Pereira, Sumaré, em 21/06/2008
Competição: Sao Paulo Sub15

Sumaré AC 0 x 3 Paulínia FC
Local: Estádio Vereador Jose Pereira, Sumaré, em 21/06/2008
Competição: Sao Paulo Sub17

Sumaré AC 0 x 2 Paulínia FC
Local: Estádio Vereador José Pereira, Sumaré, em 06/06/2009
Competição: Sao Paulo Sub15

Sumaré AC 1 x 3 Paulínia FC
Local: Estádio Vereador JOsé Pereira, Sumaré, em 06/06/2009
Competição: Sao Paulo Sub17

Paulínia FC 2 x 0 Sumaré AC
Local: Estádio Luiz Perissinotto, Paulínia, em 08/08/2009
Competição: Sao Paulo Sub15

Paulínia FC 2 x 2 Sumaré AC
Local: Estádio Luiz Perissinotto, Paulínia, em 08/08/2009
Competição: Sao Paulo Sub17

Conquistas

Copa São Paulo Sub-17: 2008 (APF)

Vice-Campeonato Paulista Sub-17: 2009

Campeonato Paulista Sub-20 - Segunda Divisão: 2010

Vice-campeão da Copa Paulista do Interior Sub-17: 2011

Torneio de futebol da 4ª Região Esportiva dos Jogos Regionais: 2011

Campanhas de destaque

Campeonato Paulista de Futebol - Segunda Divisão: 3º lugar em 2010

Campeonato Paulista Sub-20 - Primeira Divisão: 3° lugar em 2011

Paulínia FC
Equipe campeã dos Jogos Regionais em 2011

Mascote do Paulínia FC
O mascote do time é o Dino, figura presente em todos os jogos.


Fonte das Informações: Blog do Paulínia
Pesquisas realizadas por Richard Melo
Página adicionada em 31 de março de 2012.