OUTROS ANOS
  Noticias 2008
  Noticias 2007
  Noticias 2006
  Noticias 2005
 

 
Fale conosco
homeCampeonatos EstaduaisCampeonatos no BrasilCopas e Campeonatos NacionaisTorneios Continentais e IntercontinentaisCopas e Torneios de Seleções
00:05   Sábado, 19/07/2008 - por * Alexandre Magno Barreto Berwanger

Villa Nova 100 Anos de Glória em Vermelho e Branco
 
 
100 Anos de Glória
Já estava há muito tempo desejando escrever algumas linhas sobre um dos dois grandes lançamentos de livros sobre futebol em 2008, que eu tenha tomado conhecimento, dado a qualidade da pesquisa histórica dos mesmos. Um, foi "Corinthians, o time da Fiel", de Orlando Duarte e João Bosco Tureta.

O outro, é de autoria do jornalista Wagner Augusto Álvares de Freitas, leitura indispensável para se conhecer não apenas a história do futebol do primeiro campeão brasileiro da segunda divisão, mas também do futebol mineiro, dado o Villa Nova ter sido o primeiro clube deste grande estado a entrar em campo.

O jornalista Wagner Freitas tem um estilo de escrever que torna o texto leve, mesmo nos muitos momentos em que descreve com clareza as estatísticas históricas dos diversos campeonatos que o Villa participou em sua história. Escrevendo sobre os grandes confrontos do Villa, em nenhum momento ofende ou coloca calúnias contra os outros clubes, abordando apenas os fatos que envolveram os grandes jogos, sem opiniões pessoais que visam desqualificar os adversários, muito pelo contrário, já que edita classificações históricas de diversos campeonatos e seus artilheiros, que de alguma forma exaltam também a história de outros clubes, com uma honestidade intelectual que merce ser exaltada.

Eu pouco conhecia sobre a história do Campeonato Mineiro, assim como de outros campeonatos citados na obra, mas agora já não posso dizer o mesmo que falava antes de ler o livro Villa Nova - 100 anos de História em Vermelho e Branco.

Há uma outra faceta do livro que não li em lugar nenhum: O seu conteúdo é uma aula de jornalismo e pesquisa histórica, cujo modelo pode servir para pesquisadores e escritores de outros clubes, para contarem a história de suas associações de qualquer tamanho, de qualquer lugar, exaltando também a história de suas localidades, fazendo com que o leitor viaje no tempo e no espaço, conhecendo realidades que não vivenciou, como se lá estivesse estado, no momento dos fatos narrados, preenchendo-sendo-se de cultura e prazer.

Quem quer escrever um livro e não tem um projeto pronto, não deve deixar de ler esta obra norteada pelo talento em todas as suas linhas.

O livro do Wagner tem passado, presente e futuro, na medida correta.

* Alexandre Berwanger é um dos grandes pesquisadores do futebol brasileiro.

Veja também:     Campeões de Minas Gerais || Campeões Série B
 
Deixe sua opinião        + Noticias          

Melhor visualizado em 1024x768

 

Campeões do Futebol © Copyright - Desde 2005 - *permitida a reprodução desde que citada a fonte*