Shopping Campeões do Futebol

Federação Paulista de Futebol CAMPEONATO PAULISTA DE 1902

(Realizado pela Liga Paulista de Foot-Ball)



Campeões Paulistas O 1° jogo e gol oficial do futebol brasileiro + Especiais   + TABELAS


No primeiro campeonato paulista de futebol ( também o primeiro do Brasil ), foi instituída a Taça Casemiro da Costa, nome do primeiro presidente da Liga Paulista de Football, fundada em 13 de dezembro de 1901 pelos cinco clubes participantes, cujo início se deu a 3 de maio de 1902, com o prélio Mackenzie x Germânia, vencido, auspiciosamente, pelo clube de brasileiros, por 2 a 1 (veja "O primeiro jogo e gol oficial do futebol brasileiro"), desse campeonato dependeria, é certo, o futuro do pé-bol em São Paulo. O menor tropeço, o mais leve "senão", nessa experiência, determinaria o desmoronamento.

Mas não houve senões, nem existiram tropeços. O que se fez sentir, sim, foi uma admirável seqüência de sucessos. Ao campo do Parque Antártica, onde o Germânia construíra a sua praça de esporte; ao "field" da Rua da Consolação, pertencente ao São Paulo Athletic e ao Velódromo, arrendado pelo Paulistano, a todos os jogos que nesses campos se efetuaram compareceram, e sempre em crescente número, vibrantes e entusiásticas platéias, formadas, em grande parte, por senhoras e senhorinhas, assegurando-se, assim, desde logo, o êxito social do futebol.

Quanto ao aspecto técnico, há que se pôr em relevo, por merecê-lo de todo, o fato de maior repercussão no futebol daquela época: a vitória do C. A. Paulistano, na tarde particularmente histórica de 29 de junho de 1902, sobre o São Paulo Athletic, no próprio campo do São Paulo Athletic Club, por 1 a 0, constituindo-se esse triunfo o primeiro que uma equipe brasileira obteve sobre um conjunto formado por jogadores estrangeiros.

E aquele quadro, herói de tão brilhante façanha, formou com Tutu Miranda; Guilherme Rubião e Thiers; Renato Miranda, Olavo Pais de Barros e Geraldo Pacheco; João da Costa Marques, Oscar Matos, Álvaro Rocha, Ibanez Salles e Edgard Barros.

A GRANDE DECISÃO

O São Paulo Athletic e o Paulistano em 1902
O São Paulo Athletic Club e o Paulistano posam juntos para foto, em 1902

O final do primeiro campeonato paulista foi emocionante. Paulistano e Athletic chegaram juntos (3 pontos perdidos cada um) à meta final. Houve o desempate. Um sucesso de bilheteria (cerca de 4.000 pessoas) e com destaque para o grande número de mulheres, luxuosamente vestidas, e ostentando jóias, segundo jornais da época. O Velódromo com os portões fechados, batendo o máximo de público, até mesmo os recordes das sensacionais corridas ciclísticas. E o São Paulo Athletic, graças ao seu melhor controle de nervos, superou ao Paulistano por 2 a 1, tentos de Charles Miller (2) e Álvaro Rocha.

Clubes Participantes - (Ver ficha das equipes no quadro ao lado)

Dos cinco clubes que disputaram o primeiro campeonato paulista, apenas um está totalmente extinto, o SC Internacional deixou de existir em 1933 para fundir-se ao Antarctica Futebol Clube, dando origem ao Clube Atlético Paulista, que também se extingiu.

O único que não mais existe como clube social é o Mackenzie, pois o time foi do colégio, que funciona apenas como Universidade. Os demais ainda existem, mas como clubes com departamento social.

TABELA - Disputa por pontos corridos

Taça Antônio Casemiro da Costa
A Taça Antônio Casemiro da Costa, ofertada ao campeão.


03/05- Mackenzie 2 x 1 Germânia » Detalhes

08/05- São Paulo Athletic 4 x 0 Paulistano

11/05- Germânia 2 x 0 SC Internacional

13/05- São Paulo Athletic 3 x 0 Mackenzie

29/05- SC Internacional 1 x 1 Mackenzie

07/06- Paulistano 2 x 2 Mackenzie

08/06- São Paulo Athletic 3 x 0 SC Internacional

15/06- Paulistano 3 x 1 SC Internacional

29/06- São Paulo Athletic 0 x 1 Paulistano

14/07- Germânia 0 x 2 Mackenzie

20/07- São Paulo Athletic 4 x 0 Germânia

27/07- Paulistano 2 x 0 Germânia

03/08- Germânia 0 x 3 São Paulo Athletic

10/08- SC Internacional 1 x 1 Germânia

17/08- Germânia 1 x 1 Paulistano

24/08- SC Internacional 0 x 0 São Paulo Athletic

14/09- SC Internacional 0 x 2 Paulistano

20/09- Mackenzie 4 x 4 São Paulo Athletic

04/10- Mackenzie 0 x 3 Paulistano

25/10- Mackenzie 2 x 1 SC Internacional

Classificação     (pontos ganhos)
1° - São Paulo Athletic e Paulistano (12 pontos)
3° - Mackenzie College (09)
4°- Germânia (04)
5°- SC Internacional (03)

* As equipes do São Paulo Athletic e Paulistano terminaram a competição empatados com 12 pontos ganhos e 03 pontos perdidos cada e não havia um critério para desempate. A fórmula achada foi um jogo desempate para se definir o campeão.

A GRANDE FINAL - FICHA TÉCNICA DO JOGO DESEMPATE

SÃO PAULO ATHLETIC 2 x 1 PAULISTANO
Data: 26/Outubro/1902; Local: Velódromo Paulista (Rua da Consolação)
Árbitro: Rócio Egydio de Souza
Gols: Charles Miller (2), para o SPAC, e Álvaro Rocha para o Paulistano

São Paulo A. C.: W. Jeffery; George Kenworthy e Albert Kenworthy; Biddel, Wuccherer e Heyeock; Boyes, Brough, Charles Miller, Montandon e Blacklook.

Paulistano: Tutu Miranda; Thiers e Guilherme Rubião; Edgard Barros, Olavo Pais de Barros e Renato Miranda; B. Cerqueira, João da Costa Marques, Álvaro Rocha, Ibañez Salles e O. Marques


Pesquisas de Sidney Barbosa da SilvaSidney Barbosa da Silva
Fonte: 60 Anos de Futebol em São Paulo (1956), do jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva - o De Vaney; Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 05/Janeiro/2007; atualizada e revisada em 22/Dezembro/2017.

 

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo