A História do Futebol - Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
Coleção Mundial de Clubes da FIFA

O FUTEBOL NO BRASIL - 1888 a 1910

  1888 a 1910   |   1911 a 1929   |   1930 a 1959   |   1960 a 1989   |   1990 a 2014
  Clubes Centenários   |   Do Fundo do Baú - Pioneirismos                  + O FUTEBOL NO MUNDO
1888
São Paulo Athletic Club, hoje Clube Atlético São PauloEm 13 de maio, dia em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, é fundado o São Paulo Athletic Club, o clube dos ingleses, por William Snape, William Speers, William Fox Rule, Peter Miller, Percy Lupton, Charles Walker e outros. Este foi o primeiro campeão do futebol brasileiro. Iniciou como clube de cricket. Deixou de disputar competições oficiais no início da década de 10.

1894
Início oficial do futebol no Brasil, ano em que Charles Miller, retornou ao país, com duas bolas de capotão e um livro de regras, após jogar na primeira divisão do futebol inglês enquanto estudava em Southampton, Inglaterra. Miller promoveu o novo esporte para um grupo de residentes ingleses, membros do São Paulo Athletic Club.

1895
O São Paulo Athletic Club incorporou o futebol em suas atividades. Neste mesmo ano é realizada a primeira partida que se tem noticia no futebol brasileiro, foi disputada no dia 14 "ou" 15 de abril de 1895, entre funcionários da companhia ferroviária São Paulo Railway contra os funcionários da Companhia de Gás, o The Gaz Co, resultado: 4 a 2 para o SPR, com dois gols de Miller que atuou pelo clube ferroviário. O jogo foi realizado numa gleba de terra na Várzea do Carmo.

Neste mesmo ano é fundado o Clube de Regatas Flamengo, para os esportes náuticos, que adotaria o futebol, de forma oficial, apenas em 1911.

1897
Chega a São Paulo, da Alemanha, o cidadão Hans Nobiling, natural de Hamburgo, onde jogava pelo S.C. Germânia. Em seu poder Hans Nobiling traz uma bola e um exemplar dos estatutos do clube hamburguês. O ideal é o de difundir a prática do futebol.

1898
O Colégio Mackenzie de São Paulo formou o primeiro time predominantemente brasileiro. Neste mesmo ano Hans Nobiling forma o Hans Nobiling Quadro.

1899
Surge na Bahia, na cidade de Salvador, o Club Cricket Victoria, inicialmente criado para a prática do cricket, que desde então também se dedicou ao futebol. Em São Paulo é fundado dois clubes oriundos do Hans Nobiling, o Sport Club Internacional, em 19 de agosto, e o Sport Club Germânia, em 07 de setembro. É disputado vários amistosos.

1900
Funda-se no Rio Grande do Sul, pelos colonizadores alemães, o Sport Club Rio Grande, o mais antigo clube de futebol em atividade no Brasil. Em Campinas-SP é fundada a Associação Atlética Ponte Preta no dia 11 de agosto; em São Paulo, no dia 29 de dezembro, surge o Club Athletico Paulistano.

1902
A Liga Paulista de Foot-Ball organiza o campeonato paulista que é considerado a primeira competição oficial de futebol do Brasil. Foi disputado por 5 equipes: São Paulo Athletic, Paulistano, Germânia (atual Pinheiros), Mackenzie e SC Internacional. O primeiro "Match" oficial do futebol brasileiro ocorreu em 3 de maio, com vitória do Mackenzie sobre o Germânia (2 a 1).
SPAC e Paulistano
Final do Paulistão de 1902: Sâo Paulo Athletic e Paulistano juntos na foto

1903
Surge o primeiro grande nome da arbitragem paulista: Hermann Friese. Alemão natural de Hamburgo, assim que chegou a São Paulo passou a integrar os quadros do Germânia, clube que defendeu com competência e do qual se tornou ídolo - pois era comum jogadores atuarem com árbitro de futebol.

Em 7 de setembro é fundado o primeiro clube de futebol da Bahia, o Sport Club Bahiano.

1904
Surgimento do primeiro clube de futebol em Belo Horizonte: Sport Club Foot-ball.

Na Bahia, o São Paulo Clube, SC Bahiano, Vitória e Internacional se unem e fundam a Liga Bahiana de Sports Terrestres.

1905
A Bahia organizou um Campeonato Estadual, que foi disputado por quatro equipes: Vitória, São Salvador, Internacional e Clube Bahiano de Tênis. Foi o segundo campeonato estadual a ser criado. Confira os Detalhes

No final de 1905 surge, no Maranhão, o Fabril Athletic Club (FAC) sob a liderança de Nhozinho Santos.

1906
A Liga Metropolitana de Foot-Ball organiza o primeiro campeonato carioca. Confira os Detalhes

Primeira visita de um clube estrangeiro ao Brasil. O South Africa joga apenas em São Paulo (31, julho) e vence aos paulistas por 6 a 0.

1907
Os paulistas vencem o 1° Campeonato Brasileiro de Futebol, impondo-se aos cariocas (25, agosto) no Velódromo (4 a 1) e no Rio (12, outubro), no campo do Fluminense (1 a 0), ficando de posse da "Taça Brasil", doada pelo presidente da República, dr. Afonso Pena.

Fundada a primeira Liga no Estado do Rio Grande do Sul, foi no interior, mais precisamente na cidade de Pelotas, a Liga Pelotense de Futebol.

1908
Surge no estado do Pará a Nacional Foot-Ball Association, liga que geriu os campeonatos até 1912.

Em fevereiro, na Paraíba, surge o Club de Foot Ball Parahyba que fêz a primeira exibição pública de futebol no estado, dividindo o clube recém criado em duas equipes: Norte e Sul.

1909
O dia 30 de maio marca a maior goleada do futebol brasileiro em partidas oficias. Foi pelo campeonato carioca, o Botafogo venceu o Mangueira por sonoros 24 a 0. Mas não ficou só nisso, na preliminar, em jogo do segundo quadro, o Fogão já havia feito 12 gols no mesmo Mangueira. Confira os Detalhes

1910
Desembarca no Brasil, o Corinthian FC de Londres, para jogos no Rio de Janeiro e São Paulo. Confira os Detalhes
  1888 a 1910   |   1911 a 1929   |   1930 a 1959   |   1960 a 1989   |   1990 a 2014
  Clubes Centenários   |   Do Fundo do Baú - Pioneirismos                  + O FUTEBOL NO MUNDO
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 12 de outubro de 2012.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Ebooks Campeões do Futebol
Livros digitais Campeões do Futebol
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador