Arquivo
  Especiais
  + Futebol
São Raimundo SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE
Fundado em 18 de novembro de 1918
Endereço: Rua Rio Branco, 55 - CEP 69027-000
Bairro de São Raimundo - Manaus/AM
Estádio Ismael Benigno (Colina)
Site Oficial: indisponível
 História  |  Títulos  |  Hino  |  Curiosidades   |  Estádio  |  Diversos    + CLUBES
História do Tufão
A história do São Raimundo é rica e repleta de personagens. Fundado em 18 de novembro de 1918, logo após do fim do "boom" da Borracha em Manaus. O clube leva o nome do bairro de onde vieram seus fundadores e onde até hoje é acolhido, num dos bairros mais antigos da capital amazonense, localizado na Zona Oeste da cidade. O clube sempre reuniu as cores azul e branco, mas nem sempre teve o nome do bairro.

Em 1915 Francisco Rebelo e o Professor Assis fundam o Risópolis Clube Recreativo. No mês de maio de 1918, o professor Rebelo de Souza decide formar um time de futebol. Do que se tem registro desta história, numa residência localizada à rua 5 de setembro na esquina com o Beco Normando, reúne um grupo de pessoas e muda o nome do Risópolis, fundando o Risofóles, nome do qual não se conhece a escolha.
 
O time do Risofóles não vai muito longe, mas a idéia é suficiente para solidificar o embrião do São Raimundo. Rebelo de Souza, primeiro presidente do clube, agora acompanhado de mais abnegados do futebol, volta a criar um clube, chamado finalmente pelo nome definitivo. São fundadores os irmãos José e Quincas Vidal, Neuton Queiróz, João Carlos Frederico, Dorval Dias, Belmiro Costa e Olímpio de Carvalho.

A Primeira sede do São Raimundo localizava-se na mesma "rua da Ponte", rua 5 de setembro. Antes desta DATA, As reuniões eram em locais aleatórios.

Em 19 de outubro de 1926 o clube aprova o seu primeiro Estatuto e começa a definir sua personalidade. O tempo passa e Ismael Benigno, filho do bairro e querido pela população, marca sua paixão pelo clube, permanecendo até 1966 à frente da presidência como o presidente que mais tempo ficou no cargo.

São cerca de 25 anos dirigindo o clube. Apesar de não ter registros oficiais de seus mandatos, Ismael Benigno eterniza seu comando e constrói a primeira sede. Três contos de réis são pagos a Joana Pititinga, por uma residência da rua 5 de setembro, aonde o clube iria se instalar pela primeira vez em caráter oficial a partir do dia 18 de novembro de 1943 em seu 25º aniversário.

Em 1956, finalmente o São Raimundo, ou "Mundico", ou "Tufão", ou ainda, "São Rai", chega à primeira divisão. No mesmo ano o cronista Irizaldo Godot, editor de esportes dos jornais "O Jornal" e "Diário da Tarde", dá ao time o apelido de Tufão, e na estréia contra o maior rival, o Sul América, surge também o clássico "Galo Preto".

O TIME é dono de uma torcida apaixonada. Mesmo quando deixou de participar dos campeonatos amazonenses (de 1980 a 1983), (1994 e 1995) os torcedeores nunca deixaram de torcer pelo TIME.

Apesar das dificuldades financeiras e de um período de obstáculos, o São Raimundo guarda em sua história esportiva títulos e belas recordações. Embora sejam inegáveis as conquistas dos anos 2000 a 2006, o clube teve nos anos de 1961 e 1966, as primeiras glórias profissionais.
O título de 1966 marca pela primeira competição oficial de futebol realizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). No time estava o presidente (em 2001) Orlando Saraiva.

Tri da Copa NorteO São Raimundo a partir de 1996 "renasceu" para o Amazonas. Com a chegada de Aderbal Lana, o mesmo que embalou o sonho e o orgulho em ser nacionalino em 1985-1986, no tempo da "máquina azul", o Tufão participou do Brasileirão Série C 1996. Com muito trabalho nos anos seguintes, vieram os resultados: o Tufão foi tri campeão amazonense (1997/98/99), terceiro lugar na última edição da Conmebol em 1999 e vice-brasileiro (Série C) no mesmo ano, sem falar no Tri-campeonato da Copa Norte (1999/2000/2001 - foto do tri ao lado, Fonte Jornal A Crítica), maior orgulho da sua fanática torcida. Além disso, veio o reconhecimento nacional para o Clube, disputando a Copa dos Campeões em 2001.
Pesquisa personalizada
Fonte das Informações: www.saorai.com.br, acessado em dezembro/2004; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas realizadas por José Augusto de Melo Rocha Filho, de Manaus/AM; e Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em Abril/2006; atualizada em 01 de fevereiro de 2013.
 História  |  Títulos  |  Hino  |  Curiosidades   |  Estádio  |  Diversos    + CLUBES
MATÉRIA ESPECIAL
Heráldica no Futebol - As Cruzes nos escudos dos clubes
Mascote
Taz ou Tufão é o Mascote
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador