Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do Inter de Porto Alegre

HISTÓRIA DO GRÊMIO FBPA

Grêmio PortoalegrenseGRÊMIO FOOT-BALL PORTOALEGRENSE
Fundado em 15 de setembro de 1903
Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff, 01
Bairro Azenha - Porto Alegre/RS CEP 90880-440
Estádio Olímpico Monumental
Site Oficial: www.gremio.net
  História     |     Fundadores     |     Títulos     |     Hino     |     1983     |     Gre-Nal
  Foto Galeria     |     Diversos                                                                             + CLUBES
O paulista Cândido Dias foi o responsável pela fundação do Grêmio. Com ele chegou a Porto Alegre, segundo muitos, a primeira bola de futebol da capital gaúcha. A bola deu origem à primeira "pelada" e este primeiro jogo rendeu uma reunião no dia 15 de setembro de 1903 num prédio na Rua José Montaury - centro de Porto Alegre. Trinta e um jovens compareceram e Carlos Bohrer foi eleito o primeiro presidente do Grêmio Foot-ball Portoalegrense, sem jamais imaginar a projeção mundial que o recém-nascido clube um dia alcançaria.

As cores escolhidas para o clube foram o havana (quase alaranjado) e o azul. A falta de tecidos havana no comércio fez com que houvesse uma alteração no uniforme. A cor foi substituída pelo preto, com a incorporação posterior do branco.

Em 6 de março de 1904, foi marcado o primeiro desafio, contra o Fuss-Ball Club Porto Alegre – então, o único outro clube da cidade, fundado exatamente na mesma data. Predestinado, o Grêmio venceu. Os jornais registraram aquele disputado 1x0, que deu início à conquista do primeiro troféu da história Tricolor, o Wanderpreis.

O primeiro campo efetivo do clube foi a Baixada do Moinhos de Vento (em 1904), que ficou conhecido como "fortim", dada a dificuldade dos adversários baterem o time em seus redutos. Nos anos 30 surgiram os primeiros grandes ídolos: Eurico Lara, o goleiro que virou lenda; Luiz Carvalho, o "rei da virada" que viria a ser tudo no clube, inclusive presidente nos anos 70; Oswaldo Rolla, o "Foguinho", que revolucionaria o futebol gaúcho anos depois no cargo de treinador do próprio Grêmio, dando ênfase ao futebol-força ou ainda Luiz Luz, zagueiro com passagem pela seleçao brasileira.

Em 1954 o clube trocou de casa. Saiu do "Fortim da Baixada" e se transferiu para o moderno Estádio Olímpico. A mudança abriu uma era de conquistas com os gremistas comemorando, a partir de 1956, nada menos do que 12 títulos estaduais em 13 anos. Foi a geração de craques com o zagueiro Aírton, o meia Gessi, o centroavante Juarez - o "tanque" ou o lateral Ortunho. Em 1980, o clube concluiu a ampliação do Estádio Olímpico, que passou a se chamar Olímpico Monumental

Os anos 80 foi os melhores vividos pela torcida. Eram os tempos de Renato Gaucho, Mario Sergio, De Leon, Tita, o goleiro Mazzaropi e as conquistas do Brasileiro, Libertadores de America, Mundial Intercontinental e de quebra a Copa do Brasil, Estaduais e varios torneios nacionais e internacionais.

CURIOSIDADES
» - Acima do escudo do clube, na camiseta, estão três estrelas em cores diferentes. Uma significa os títulos nacionais, outra significa as conquistas da Libertadores da Amêrica e a terceira (dourada) lembra o título mundial.
» - Até os anos 50 o Grêmio nunca havia admitido um jogador negro. Tesourinha, ex-craque do arqui-rival Internacional, quebrou o preconceito ao sair do Vasco para jogar no Grêmio em 1953. Desde então não existe qualquer tipo de preconceito.
» - O primeiro jogo de futebol disputado pelo Gremio foi em 1903 contra o Fussball Club Porto Alegre, o resultado até hoje permanece desconhecido.
» - O Grêmio tambem inaugurou o rival Internacional em 1909. Na primeira partida entre ambos (que tambem era a primeira partida do recem fundado Internacional), o Gremio aplicou a maior goleada entre os dois clubes, 10 a 0. Veja a História do jogo.
» - Alcindo é o maior artilheiro da história do Grêmio com 261 gols no periodo de 1963 a 1971.

EURICO LARA - CRAQUE IMORTAL QUE VIROU LETRA DO HINO
Talvez, não haja no país, a história de um atleta tão identificado com o clube que seu nome tenha ido parar na letra do hino oficial da instituição. Esse é o caso de Eurico Lara (foto ao lado), um goleiro natural de Uruguaiana que, na época do amadorismo, defendeu as cores do Grêmio em 16 temporadas (de 1920 a 1935). Graças aos seus elevados dotes morais e técnicos, Lara, ainda hoje, é tido como símbolo do jogador gaúcho e uma verdadeira lenda dentro destes mais de 100 anos de história do Grêmio.
  História     |     Fundadores     |     Títulos     |     Hino     |     1983     |     Gre-Nal
  Foto Galeria     |     Diversos                                                                             + CLUBES
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte das Informações: www.gremio.net e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 2006; atualizada em 19/Novembro/2012.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Primeiro escudo do Grêmio FBPA
Escudo de 1903



Primeiro Presidente
Carlos Luiz Bohrer
O primeiro presidente



Mascote
Mosqueteiro
Criado em 1946.



O Imortal Eurico Lara
EURICO LARA
CRAQUE IMORTAL QUE VIROU LETRA DO HINO
Portal SBSites História do Sport Club Rio Grande (RS)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador