Logo dos Jogos Olimpicos HISTÓRIA DO FUTEBOL NAS OLIMPIADAS


História Campeões Artilheiros Maiores Goleadas Arquivo Olímpico       + FUT-SELEÇÕES

       

O INÍCIO ...

Em honra a Zeus, a Grécia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, na confluência dos rios Alfeu e Giadeo, onde se erguia a cidade de Olimpia, que a partir do ano 776 a.C. cedeu seu nome para aquele que viria a ser a maior competição esportiva em toda história da humanidade, os Jogos Olimpicos.

Em 1896 e 1904 o futebol foi introduzido nas Olimpiadas, porém apenas como esporte de exibição. Porém em 1896 a disputa no futebol foi cancelada por falta de participantes.

Nos jogos Olimpicos de 1908, em Londres, ele passou a ser oficial. Desde então, nas Olimpiadas seguintes, o futebol só ficou fora em Los Angeles, 1932. O futebol feminino, só foi integrado nas Olimpiadas de Atlanta 1996.

OS SÍMBOLOS OLÍMPICOS
Logo dos Jogos Olimpicos
Os símbolos olímpicos refletem os ideais do Olimpismo. Os cinco aros interligados sobre um fundo branco, nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha representam a união dos cinco continentes. É a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional (COI).

O lema Citius, Altius, Fortius - "o mais Rápido, o mais Alto, o mais Forte" - serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos. Sua essência está na superação dos limites.

A tocha é o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrá-los em paz. A cada edição, a cidade-sede cria a sua própria Tocha, que ganha novos desenhos e formas, de acordo com a cultura do país sede.

A SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA

O Brasil fez sua estréia em Olimpiadas no edição de 1952, quando acabou eliminado nas quartas de final pela Alemanha Ocidental. No geral, o futebol brasileiro esteve em doze Olimpiadas e conquistou cinco medalhas (três de Prata e duas de Bronze). Em 1984, o Brasil foi quase que totalmente representada pelos jogadores do Internacional de Porto Alegre, a Seleção perdeu a final para a França, por 2 a 0. Neste período a seleção canarinho ficou de fora (não se classificou) das edições de 1980, 1992 e 2004.

FUTEBOL FEMININO

O torneio feminino de futebol passou a integrar a agenda Olímpica em Atlanta 1996, quase 100 anos após a estreia masculina nos Jogos

Os EUA dominaram os cinco torneios femininos disputados até hoje, com quatro ouros e chegando a todas as finais. Só perderam em Sidney 2000 para a Noruega

Nenhuma mulher fez mais gols nos Jogos do que a brasileira Cristiane. Foram 12, sendo cinco em Atenas 2004, cinco em Pequim 2008 e dois em Londres 2012

BRASIL SEDIA JOGOS PELA PRIMEIRA VEZ

Em 2016, o Brasil e a América do Sul recebem pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Rio-2016. A competição será realizada na cidade do Rio de Janeiro durante 17 dias e contará com a participação de 10.500 atletas de 206 países.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede do evento em 2009 e teve sete anos para se preparar. Foram construídos ginásios, parques, prédios para acomodar os atletas e uma nova infraestrutura de transporte público. O principal investimento foi para o Parque Olímpico, onde serão disputadas 16 modalidades esportivas. Após 2016, o local será usado para a formação de novos atletas e algumas instalações serão transformadas em escolas, parques e escritórios.

Organizar os Jogos Olímpicos é um desafio para qualquer país. Para uma cidade se candidatar a hospedar o evento, ela precisa assumir uma série de responsabilidades na criação da infraestrutura e das instalações dos Jogos, além de garantir a segurança, o bem-estar e a saúde dos participantes. Mas não é o que ocorre. A cidade passa por uma epidemia - Zika Vírus, e por problemas estruturais, com parte de sua infraestrutura em atraso.

MAIS INFORMAÇÕES

1908 - Este foi o ano em que as medalhas foram realmente de ouro, prata e bronze. Nas Olimpiadas anteriores, o premio era meramente simbolico.

Em 1908, a França entrou na disputa com duas seleções (primeiro e segundo quadros). A Suecia disputou a terceira colocação no lugar da França I porque a mesma desistiu da disputa.

Em 1920, Belgica e Tchecoslovaquia faziam a final quando, aos 39 minutos, a equipe Tcheca foi desqualificada. Houve uma disputa em sistema eliminatorio entre França, Italia, Noruega e Espanha para se definir quem ficaria com a medalha de Prata e Bronze. Na final do play-off, Espanha 3x1 Holanda.

1976 a Alemanha Oriental e União Sovietica ficaram com a medalha de bronze, após empate no tempo normal e prorrogação.

Em 1984, o Comitê Olimpico permitiu a inscrição de atletas profissionais desde que não tivessem participado em Copa do Mundo. A partir de 1992, as seleções puderam contar com três jogadores acima de 23 anos, independente de terem ou não disputado mundiais.

Em 1996, Atlanta foi escolhida para sediar os 100 anos de Jogos Olimpico da modernidade, mas o evento entrou para a historia com uma mancha. Um ato terrorista matou uma pessoa e feriu centenas no Parque Centenário Olimpico.

O policial Richard Jewell se transformou numa celebridade ao salvar centenas de pessoas. Dias depois, o mesmo foi responsabilizado pela bomba de fabricação caseira que causou o horror.

Em 2000 a decisão foi nas penalidades.



LOGOTIPO DE TODAS AS EDIÇÕES DOS JOGOS OLIMPICOS

Londres
Londres/1908
(Inglaterra)
Estocolmo
Estocolmo/1912
(Suecia)
Antuerpia
Antuerpia/1920
(Belgica)
Paris
Paris/1924
(França)
Amsterdam
Amsterdam/1928
(Holanda)
Berlim
Berlim/1936
(Alemanha)
Londres
Londres/1948
(Inglaterra)
Helsinque
Helsinque/1952
(Finlandia)
Melbourne
Melbourne/1956
(Australia)
Roma
Roma/1960
(Italia)
Tokio
Tokio/1964
(Japão)
Cidade do Mexico
Cid. Mexico/1968
(Mexico)
Munique
Munique/1972
(Alemanha Ocid.)
Montreal
Montreal/1976
(Canadá)
Moscou
Moscou/1980
(URSS)
Los Angeles
Los Angeles/1984
(USA)
Seul
Seul/1988
(Coreia do Sul)
Barcelona
Barcelona/1992
(Espanha)
Atlanta
Atlanta/1996
(USA)
Sydney
Sydney/2000
(Australia)
Atenas
Atenas/2004
(Grêcia)
Beijing
Pequim/2008
(China)
Londres
Londres/2012
(Inglaterra)
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro/2016
(Brasil)

Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 12/Outubro/2005 - atualizada em 29/Junho/2016.

 

Pesquisa personalizada

Ir ao Topo