UEFA  HISTÓRIA DA UEFA EUROPE LEAGUE
( Nome anterior: COPA UEFA )


HISTÓRIA   CAMPEÕES   ARTILHEIROS             + CONTINENTAIS


A Taça Uefa
Foto do Troféu Bertoni. Créditos: Uefa.com
A Taça UEFA foi, originalmente, uma idéia do suíço Ernst Thommen, do italiano Ottorino Barassi - ambos viriam mais tarde a ser vice-presidentes da FIFA - e do inglês Sir Stanley Rous, que presidiu a FIFA. Posteriormente seu nome foi substituido para UEFA Europe League - Liga Europa em português.

A idéia deles tinha como base a organização de um torneio com equipes representativas de cidades européias que organizavam feiras internacionais de comércio com alguma regularidade. O conceito mereceu o acordo e consentimento e a antecessora da Taça UEFA, a Taça das Cidades de Feiras foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas após a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Esta competição teria sua ultima edição na temporada 1970/71.

Mudança de nome para Taça UEFA

A primeira desta edição foi o torneio de 1971/72, ganho pelo Tottenham Hotspur FC, na primeira época em que a competição passou a ser designada por Taça UEFA. A mudança do nome foi o reconhecimento do fato de o torneio ter rompido os seus laços com as feiras de comércio internacional, deixando a UEFA como a única organização com conhecimento administrativo e desportivo para geri-la.

Troféu Bertoni (Foto acima)

O troféu propriamente dito, que pesa 15 Kg e é em prata com uma base de mármore amarela, foi desenhado e esculpido pelas oficinas de Bertoni, em Milão, para a final de 1972, tendo custado 23 mil euros. A Taça UEFA não tem pegas e a sua beleza reside na sua simplicidade: Logo por cima da base, um grupo de jogadores parece disputar uma bola. Estão a segurando uma taça octogonal que tem o emblema da UEFA.

Jogadores do Tottenham levantam a Taça Uefa de 1972
Jogadores do Tottenham posam com o troféu após vencer a edição de 1972 - a primeira vez em que a competição era conhecida como a Taça UEFA.

UEFA Europa League

No dia 26 de Setembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA aprovou a criação da UEFA Europa League, a partir da temporada 2009/10, competição que passou a ter uma nova fase de grupos com 48 equipes, semelhante à UEFA Champions League, com seis jogos (em casa e fora) na fase de grupos. O Club Atlético de Madrid e o FC Porto conquistaram as duas primeiras edições do novo formato.

A partir de 2015, o vencedor tem acesso à UEFA Champions League na temporada seguinte; o Sevilha foi o primeiro a se beneficiar do bônus ao ganhar a competição pela quarta vez.

O título do Sevilha na UEFA Europa League, em Basileia (temporada 2015/2016), foi a décima vez que um clube da Liga espanhola conquistou o troféu, permitindo à Espanha ultrapassar a Itália como país mais vencedor na competição.

Formações ibéricas têm um registro impressionante na competição (desde a oficialização pela UEFA, em 1972), com oito vitórias em 13 temporadas, bem como dois finalistas vencidos. Os cinco títulos do Sevilha, o clube recordista, aconteceram durante esse período, enquanto o Valência venceu em 2004 e o Atlético ergueu o troféu em 2010 e 2012.

Veja também: Todos os campeões da Taça das Cidades de Feiras do Comércio (Fairs Cup)



Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fonte: UEFA.com; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em Setembro/2005; atualizada em 19/Maio/2016.

 



Pesquisa personalizada






Ir ao Topo