 O Clube nasceu como um bloco carnavalesco em 1924, porém, a entidade cultural só passou a ter um time de futebol no inicio da década de 60. A ACEC Baraúnas foi fundado com o nome de Esporte Clube Baraúnas em 14 de janeiro de 1960. Em 1966, modificou sua razão social, passando a se chamar Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, visando com isso o amparo legal e consequentemente a busca de dotação oriunda dos órgãos competentes, recebendo o título de utilidade pública pela Lei Estadual n° 4268/73 e pela Lei Municipal n° 60/63.
Clássico Poti-Ba Tradicional adversário do Potiguar, do fanático Genildo de Oliveira (comentarista esportivo), sempre levou e leva vantagem sobre seu adversário; os números não mentem: 1° - tem dois titulos do Torneio Inicio do estadual contra um do adversário; 2° - teve que decidir o Campeonato Estadual de 2006 por duas vezes contra o Potiguar, e é para seus torcedores motivo de dupla comemoração. O clube já era campeão estadual do ano de 2006, quando viu sua vitória ser revertida na Justiça Desportiva por um assunto que nem envolvia o clube. Uma disputa entre ABC e ASSU pela vaga nas semifinais do campeonato. No primeiro momento a vitória nos tribunais foi do ABC que disputou as semifinais e foi eliminado pelo Potiguar, que jogou a final contra o Baraúnas. Recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva no Rio de Janeiro o ASSU conseguiu anular as partidas disputadas por ABC e Potiguar. As semifinais agora envolvendo ASSU e Potiguar foram novamente disputadas e mesmo ganhando nos tribunais o ASSU foi eliminado,agora dentro de campo. Repetiu-se a primeira final envolvendo os dois clubes da cidade de Mossoró e para não deixar nenhuma dúvida o Baraúnas foi campeão novamente.
Copa do Brasil Em 2005 o Brasil passou a conhecer a força do time mossoroense, em que jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo estamparam em suas capas a força do Baraúnas. Sites esportivos como o UOL fizeram chamada para a decepção vascaína da seguinte forma: "Baraunas humilha o Vasco da Gama", eis uma parte do trecho da reportagem "O Baraúnas protagonizou uma das maiores humilhações da história do Vasco em São Januário e está nas quartas-de-final da Copa do Brasil 2005. Na noite desta quarta-feira (20/04/2005), a equipe potiguar goleou os cariocas por 3 a 0, na casa do adversário, com direito a gol de Cícero Ramalho, de 40 anos (quando esperavam de Romário). Toni e Henrique completaram o placar. O resultado também derrubou o técnico Joel Santana..." Até esta partida o "Baru" já havia despachado América-MG e Vitória. Os resultados na Copa do Brasil de 2005 Baraúnas 2x1 e 1x2 (4x2 pen.) América/MG; Baraúnas 1x0 e 2x1 Vitória/BA; Baraúnas 2x2 e 3x0 Vasco/RJ e Baraúnas 3x7 e 0x5 Cruzeiro/MG.
Curiosidades » A Associação Esporte Clube Baraúnas é conhecido pela sua torcida como "Leão do Oeste" ou mais simplesmente "Baru". » Tem como protetora Santa Luzia, que é a padroeira dos Mossoroenses.
|