A Fédération Internationale de Football Association (FIFA) foi fundada nos fundos da sede da Union Française de Sports Athlétiques na Rue Saint Honoré 229, em Paris, no dia 21 de Maio de 1904.

A ata de fundação foi assinada pelos representantes autorizados das seguintes associações que estiverem presentes nessa reunião histórica: Robert Guérin e André Espir (França); Louis Muhlinghaus e Max Kahn (Bélgica); Ludvig Sylow (Dinamarca); Carl Anton Wilhelm Hirschman (Holanda); Victor E Schneider (Suíça). Sylow também representou a Associação de Futebol da Suíça enquanto Spir executou a mesma função para o Madrid Football Club.

Associações Presentes:
França - Union des Sociétés Françaises de Sports Athlétiques (USFSA)
Bélgica - Union Belge des Sociétés de Sports (UBSSA)
Dinamarca - Dansk Boldspil Union (DBU)
Holanda - Nederlandsche Voetbal Bond (NVB)
Espanha - Madrid Football Club
Suécia - Svenska Bollspells Förbundet (SBF)
Suíça - Association Suisse de Football (ASF)

Quando a idéia de fundar uma federação internacional de futebol começou a tomar forma na Europa, a intenção dos envolvidos foi reconhecer o papel dos Inglêses, que tinham fundado a sua Associação de Futebol em 1863. Hirschman, secretário da Associação de Futebol da Holanda, foi favorável para a Associação de futebol. Seu secretário, FJ Wall, fez aceitar a proposta, mas o progresso estagnou enquanto se esperava a opinião do Comitê Executivo da Associação de Futebol, a International FA Board e as associações da Escócia, País de Gales e Irlanda para dar a sua opinião sobre o assunto.

Robert Guérin, secretário do departamento de futebol do Union des Sociétés Françaises de Sports Athlétiques e um jornalista do jornal Le Matin, não queriam esperar mais o pronunciamento que não chegava. Ele contatou as associações nacionais no continente por escrito e pediu-lhes para considerar a possibilidade de fundar uma organização mundial.

Robert Guerin Primeiro Presidente da FIFAQuando a Bélgica e França reuniram-se no primeiro jogo oficial internacional, em Bruxelas, em 1 de Maio de 1904, Robert Guérin (foto ao lado) havia discutido o assunto com o seu homólogo belga Louis Muhlinghaus, o qual tiveram a certeza definitiva que a English FA, sob a presidência de Lord Kinnaird, não estaria participando da fundação de uma federação internacional. Então Guérin aproveitou a oportunidade e enviou convites para a assembléia de fundação. O processo de organização do futebol internacional tinha começado.

Os primeiros Estatutos da FIFA foram estabelecidos e os seguintes pontos determinados: o reconhecimento recíproco e exclusivo das associações nacionais representadas; clubes e jogadores foram proibidos de jogar simultaneamente para diferentes associações nacionais; reconhecimento pelas outras associações de suspensão de um jogador anunciado por uma associação; e a reprodução de jogos de acordo com as Leis do futebol da Football Association Ltd.

Cada associação nacional deveria pagar uma taxa anual de FF50. Já então havia pensamentos de se criar uma competição internacional e no artigo 9 é estipulado que a FIFA só tinha o direito de assumir a organização de um evento como esse. Decidiu-se que estes regulamentos só entrariam em vigor em 1 de Setembro de 1904. Além disso, os primeiros Estatutos da FIFA eram apenas de natureza provisória, a fim de simplificar a aceitação de novos membros. No dia da fundação, a Deutscher Fussball-Bund (Germânia FA) enviou um telegrama confirmando que iria aderir a estes Estatutos, em princípio.

Robert Guerin foi eleito como o primeiro presidente. Victor E Schneider (Suíça) e Carl Anton Wilhelm Hirschman (Holanda) foram nomeados vice-presidentes. Louis Muhlinghaus (Bélgica) foi nomeado Secretário e Tesoureiro, com a ajuda de Ludvig Sylow (Dinamarca). Esses pioneiros foram confrontados com uma árdua tarefa porque a FIFA só existia no papel, por assim dizer.

Até 1909 apenas as associações de futebol da Europa estavam filiadas à FIFA. Os primeiros membros do exterior que aderiram foram, na seguinte ordem: África do Sul em 1909-1910, Argentina e Chile em 1912, Estados Unidos em 1913.


Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; e www.fifa.com.
Página adicionada em 13/Novembro/2016.

 

Pesquisa personalizada

 

Livros Digitais Campeões do Futebol

Ir ao Topo