Shopping Campeões do Futebol

O crescimento do moneyball no futebol brasileiro



+ Artigos / Noticias      


O crescimento do moneyball no futebol brasileiroNo final dos anos noventa Billy Beane, diretor esportivo do time de baseball Oakland Athletics, teve que lidar com um pesado corte no orçamento para contratação de jogadores imposto pelos novos donos do time.

Da necessidade de se adaptar para montar uma equipe competitiva, surgiu a ideia de coletar dados em massa e utilizar uma análise estatística deles para conseguir bons jogadores que porventura estivessem desvalorizados pelas métricas tradicionais de desempenho.

A utilização deste tipo de técnica de análise de dados para montar equipes e vencer jogos ficou conhecida como moneyball e seu sucesso ficou comprovado na temporada de 2002, quando a equipe montada e comandada por Beane se tornou a primeira a vencer 20 jogos consecutivos na liga americana de baseball.

O feito inédito na história do esporte deu origem a um livro e a um filme que chegaram ao Brasil como Moneyball: O Homem que Mudou o Jogo. O filme conta com Brad Pitt no papel principal do diretor esportivo e ambas as mídias serviram para aumentar a fama do termo e popularizar a ideia até mesmo para o público que não acompanha esportes.

O moneyball obtém reconhecimento e começa a expandir - devido à enorme vantagem que a técnica proporciona ao permitir a tomada de decisões baseadas em dados concretos com resultados verificáveis, adotá-la tem se mostrado uma tendência praticamente irreversível em todos os principais esportes competitivos.

No futebol internacional, desde 2015 a equipe holandesa AZ Alkmaar conta com o próprio Billy Beane como conselheiro para a tomada de decisões relacionadas a contratações. Beane e seu sistema de avaliação foram os principais responsáveis por fazer com que o jogador Vincent Janssen fosse vendido para o Tottenham Hotspur por dois milhões de libras esterlinas a mais que a oferta original (totalizando 17 milhões).

Entretanto, a seleção da Alemanha é a principal expoente no uso da técnica com o auxílio do software HANA. Além de coletar os mais diversos dados de desempenho para a comissão técnica, o sistema também fornece insights sobre táticas do adversário, o que vai um passo além dos sistemas tradicionais de avaliação.

Os insights que o HANA ofereceu podem ser apontados como os principais responsáveis pela excelente campanha da equipe na Copa do Mundo de 2014, que contou com jogos como a difícil vitória contra a França nas quartas de final, o infame 7 a 1 contra o Brasil na semifinal e finalmente a conquista da taça na emocionante final em face da Argentina.

No Brasil, algumas equipes já passaram a se valer desta técnica e obtiveram grandes resultados - o Grêmio utiliza o mesmo HANA dos alemães desde 2015. O pioneirismo no uso do sistema valeu a pena e já em 2016 o time sagrou-se campeão da Copa do Brasil após mais de quinze anos sem vencer a competição. Atualmente o time disputa as quartas de final do mesmo campeonato.

O sucesso do tricolor gaúcho não passou despercebido e o São Paulo também pretende implementar o sistema alemão até a próxima temporada.

Entretanto, utilizar um sistema não impede o uso de outro e o próprio São Paulo, assim como diversos outros grandes clubes brasileiros - como o Palmeiras e o Corinthians - também se valem de um software brasileiro para análise de estatísticas de jogo chamado Footstats.

Criado pelo advogado paulista José Eduardo Romanin já em 2005, o software é mais uma ferramenta no cada vez mais diverso arsenal de dados quantitativos e qualitativos que as equipes podem dispor para montar seus times e tomar decisões baseadas em evidências.

Finalmente, outro software que tem sido muito utilizado pelos clubes brasileiros e até pela seleção é o Wyscout. Disponibilizado pela CBF em 2015, o programa também oferece ferramentas para coleta de dados e análise de desempenho, entretanto o principal enfoque é auxiliar no scouting para a descoberta de novos talentos.

Com todos os avanços e benefícios proporcionados, a utilização das mais diversas ferramentas para jogar o moneyball é o futuro e cada vez mais devemos observar o seu uso como principal suporte para comissões técnicas na tomada de decisões.


Sidney Barbosa da Silvapor Sidney Barbosa da Silva.
Fonte: as citadas no texto.
Página adicionada 16/Junho/2017.

 

Pesquisa personalizada

Shopping Campeões do Futebol

Ir ao Topo