Arquivo
  Especiais
  + Futebol
  História  |  Títulos  |  Hino  |  Presidentes  |  Diversos                    + CLUBES
Bangu AC Bangu Atlético Clube
Fundado em 17 de abril de 1904
Endereço: Rua Sul América, 950, Bangú
CEP: 21870-100 - Rio de Janeiro/RJ
Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita ) 12.000
Site não Oficial: www.bangu.net
História do Bangu - Origens

O Bangu tem uma história que se confunde com a história do futebol no Brasil.
Uma história de homens e paixões que fundaram um clube no início do século, e cujo legado hoje nós desfrutamos.
  Origens     |     Fundação     |     Arquivo
Fábrica de Tecidos BanguA Fábrica Bangu - Origem do Clube

A construção da Fábrica foi iniciada em maio de 1889. Em 1890 é inaugurada a estação da Estrada de Ferro, em Bangu. Em 1891, no dia 12 de fevereiro, a Fábrica apitou pela primeira, pois algumas de suas seções começaram a funcionar. Nessa época teve início, no Marco 6, a instalação de algumas casas comerciais e que foram aumentando, ficando o Marco 6 como o núcleo inicial do bairro. O Marco 6, assim chamado, é devido a um marco de pedra que se colocava, de légua em légua, na Estrada Real de Santa Cruz. O Nosso Marco está localizado nas imediações da Estação de Guilherme da Silveira.

Com o funcionamento da Fábrica e a Estrada de Ferro transportando o que a novel população necessitava, já se iniciava um movimento social para que os seus moradores tivessem, além do trabalho, cultura e diversão.

Em 24 de Janeiro de 1892 foi fundada a Sociedade Musical Progresso de Bangu, de cuja obra meritória é seu continuador o
Casino Bangu, com um S só, espanhol, já que foi uma homenagem ao seu idealizador - o extraordinário João Ferrer nascido na legendária Ibéria. (Paschoal J. Granado)

O ano de 1892 foi marcante para o Bangu nascente. A Fábrica começou, de fato, a funcionar. Os seus operários - a grande maioria vinda de fora - já faziam reuniões sociais.

Em 1893 foi construído pela Fábrica, lá pelas bandas do Retiro, um Engenho que fabricava álcool, cachaça, melado, etc., cuja produção era substancial, tanto que fornecia para o comércio, no Marco 6.

O ano de 1895 apresentou alguns fatos que merecem citação: senão vejamos: foi iniciada a construção de uma Vila Operária para que os empregados ficassem mais perto do serviço. Foi, também, construída pela Cia. uma bela casa localizada no fim da Estrada do Engenho, para a residência do Administrador da Fábrica. Esta casa que chamavam de "Chalet", foi também o lugar onde se recebiam as personalidades que visitavam a Fábrica.

Ainda em 1895 foi fundada a Banda de Música dos Operários, sob a direção do Sr. José Pedro de Andrade, mestre de pedreiro e figura das principais na sociedade.

Oficialmente, o Bangu Atlético Clube foi fundado em 17 de abril de 1904, porém, atividades esportivas em geral e futebol em particular já eram práticas conhecidas no bairro desde o século XIX. O football era um esporte que já existia há muito tempo na Inglaterra e cujas regras oficiais foram traçadas em 1863. Era tradição nas escolas a prática desses jogos entre os jovens e inúmeros clubes já haviam sido criados no Reino Unido.
  Origens     |     Fundação     |     Arquivo
Fonte: www.bangu.com.br (desativado) e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 02 de julho de 2010
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
  História  |  Títulos  |  Hino  |  Presidentes  |  Diversos                    + CLUBES

Compare Preços

Zura! - Busque. Compare. Compre.

Veja outras ofertas

Informática

Telefonia

Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador